20 de abril de 2021

Os desmanteladores de navios da Alang param por escassez de oxigénio

As atividades de desmantelamento de navios em Alang, no distrito de Bhavnagar, em Gujarat, poderão encerrar no final da semana, devido à falta de abastecimento de oxigénio de nível industrial, já que o aumento de casos de Covid-19 forçará o governo a proibir o abastecimento para fins industriais e desviá-lo para o uso medicinal.

Segundo o Coordenador da Global Marketing Systems, Inc (GMS), o maior comprador de navios para sucata, "Alang pode ter de ser fechado até o final da semana, já que os estaleiros de reciclagem de navios estão a usar as suas reservas, que devem se esgotar em três dias”.

Os demolidores de navios usam maçaricos manuais a oxigénio e GPL no corte e desmantelamento de navios. O processo Oxyfuel é o processo de corte térmico industrial mais amplamente utilizado porque pode cortar espessuras de aço de 0,5 mm a 250 mm; o equipamento é de baixo custo e pode ser usado manualmente.

A pureza do oxigénio utilizado deve ser de até 99,5%. Uma diminuição na pureza de 1%, reduzirá, normalmente, a velocidade de corte em 25% por cento e aumentará o consumo de gás pelos mesmos 25%.

A escassez no abastecimento de oxigénio reduziu a produção, o que, por sua vez, elevou os preços da chapa de aço relaminada.

Os preços da sucata estão na casa das 36.800 libras por tonelada e uma chapa de aço relaminável de 12 mm está a custar 41.000 libras por tonelada.

A GMS estima que as entregas de navios e o encalhe podem ser atrasados devido às restrições recentemente impostas na Índia e em Bangladesh. Se as restrições impostas persistirem por mais semanas, isso elevará os stocks de aço nos estaleiros, o que pode, por sua vez, levar a uma queda nos preços.

“Por enquanto, no entanto, os níveis e a procura continuam a manter-se em valores impressionantes de US $ 400 por tonelagem de deslocamento leve (LDT)”, também segundo a GMS, no seu último comentário ao mercado.

A tonelagem de deslocamento leve refere-se ao peso do casco de um navio, maquinaria, equipamento e peças sobressalentes e constitui a base pela qual os navios são, normalmente, vendidos para sucata.

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