As atividades de desmantelamento de navios em Alang, no distrito de Bhavnagar, em Gujarat, poderão encerrar no final da semana, devido à falta de abastecimento de oxigénio de nível industrial, já que o aumento de casos de Covid-19 forçará o governo a proibir o abastecimento para fins industriais e desviá-lo para o uso medicinal.
Segundo o Coordenador da Global Marketing Systems, Inc (GMS), o maior comprador de navios para sucata, "Alang pode ter de ser fechado até o final da semana, já que os estaleiros de reciclagem de navios estão a usar as suas reservas, que devem se esgotar em três dias”.
Os demolidores de navios usam maçaricos manuais a oxigénio e GPL no corte e desmantelamento de navios. O processo Oxyfuel é o processo de corte térmico industrial mais amplamente utilizado porque pode cortar espessuras de aço de 0,5 mm a 250 mm; o equipamento é de baixo custo e pode ser usado manualmente.
A pureza do oxigénio utilizado deve ser de até 99,5%. Uma diminuição na pureza de 1%, reduzirá, normalmente, a velocidade de corte em 25% por cento e aumentará o consumo de gás pelos mesmos 25%.
A escassez no abastecimento de oxigénio reduziu a produção, o que, por sua vez, elevou os preços da chapa de aço relaminada.
Os preços da sucata estão na casa das 36.800 libras por tonelada e uma chapa de aço relaminável de 12 mm está a custar 41.000 libras por tonelada.
A GMS estima que as entregas de navios e o encalhe podem ser atrasados devido às restrições recentemente impostas na Índia e em Bangladesh. Se as restrições impostas persistirem por mais semanas, isso elevará os stocks de aço nos estaleiros, o que pode, por sua vez, levar a uma queda nos preços.
“Por enquanto, no entanto, os níveis e a procura continuam a manter-se em valores impressionantes de US $ 400 por tonelagem de deslocamento leve (LDT)”, também segundo a GMS, no seu último comentário ao mercado.
A tonelagem de deslocamento leve refere-se ao peso do casco de um navio, maquinaria, equipamento e peças sobressalentes e constitui a base pela qual os navios são, normalmente, vendidos para sucata.
Sem comentários:
Enviar um comentário