Há relatos de “aumentos acentuados” nas taxas de contentores no mercado spot da Ásia-Europa esta semana, em razão do bloqueio do Canal de Suez, que durou uma semana, restringindo a capacidade de navios e equipamentos na Ásia.
O índice Ningbo Containerized Freight Index (NCFI) do Norte da Europa e Mediterrâneo aumentou 8,7%, ultrapassando, até, o aumento de 8,6% no Shanghai Containerized Freight Index (SCFI).
“As transportadoras aumentaram as taxas em bloco para as viagens de abril e os preços das reservas aumentaram drasticamente”, lê-se no comentário da NCFI.
De acordo com o índice WCI de Drewry, as taxas da Ásia ao Norte da Europa subiram 5% esta semana, para US $ 7.852 por 40 pés, mas na prática os carregadores acabam por pagar muito mais – se conseguirem encontrar uma linha que lhes aceite as reservas.
“As taxas spot estão a subinr, e as taxas de contrato de longo prazo são, efetivamente, inúteis”, disse o despachant,e com sede no Reino Unido, Westbound Logistics.
“A disponibilidade existente de equipamentos e reservas já está limitada, variando de linha para linha e de origem a origem. Encontrar uma linha com um slot de reserva em aberto tornou-se uma luta e quando esses slots surgirem, irão rapidamente desaparecer se a reserva não for confirmada de imediato.
“Isso significa que, quando cotamos uma taxa à vista, podemos ter apenas um tempo muito limitado – às vezes apenas 10-15 minutos – antes que a cotação se torne indisponível para reserva”, disse Westbound.
Além disso, parece que a situação para os carregadores pode piorar muito antes de melhorar.
Durante uma conferência de imprensa coletiva ontem, o CEO da Hapag-Lloyd, Rolf Haben Jansen, disse: “A disponibilidade de caixas será pequena nas próximas seis a oito semanas.
“Estimamos que a maioria dos serviços perca uma a duas viagens, o que afetará a capacidade disponível no segundo trimestre.” Acrescentou, no entanto, que estava "otimista" com um "retorno à normalidade no terceiro trimestre".
Enquanto isso, na rota Transpacífico, o índice da Freightos Baltic Exchange (FBX) da Ásia para a Costa Oeste dos EUA aumentou 4% esta semana, para US $ 5.375 por 40 pés, 251% acima do que na mesma semana do ano passado, enquanto para a Costa Leste , o FBX subiu 2%, para US $ 5.868 por 40 pés – 108% acima do ano passado.
Os BCOs da Transpacific estão nos estágios finais das negociações de contrato com as transportadoras, que, de acordo com relatórios do The Loadstar, “não são negociações, mas demandas das companhias marítimas”.
Por outras paragens, o comércio transatlântico, até agora estável, também está a começar a assistir alguns aumentos enormes nas taxas.
Na verdade, o contágio do aumento das taxas espalhou-se por quase todas as linhas comerciais, e isso está a refletir-se, diretamente, nos resultados das operadoras como, por exemplo, a Cosco Shipping a avançar que espera registar um lucro líquido de US $ 2,3 mil milhões apenas no primeiro trimestre, tendo visto um aumento de 55% na sua taxa média em comparação com o quarto trimestre 2020.
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