O navio de carga holandês que fora abandonado no mar durante uma tempestade na costa da Noruega esta semana foi ligado a dois grandes rebocadores e não mais corre o risco de encalhar, disseram as autoridades locais na noite de quarta-feira.
O Eemslift Hendrika, gravemente adornado depois que parte da sua carga correu devido no mau tempo, festava à deriva desde segunda-feira, temendo-se que poderia derramar parte ou a totalidade das 350 toneladas de óleo pesado e 50 toneladas de diesel que encerra nos seus tanques.
A Administração Costeira norueguesa (NCA) na noite de quarta-feira baixou uma tripulação de um helicóptero para o navio como parte da operação de salvamento.
“As linhas de reboque já foram estabelecidas entre o navio atingido e os rebocadores. O risco de encalhe foi evitado”, disse a NCA em um comunicado.
O navio de transporte de carga pesada teria, provavelmente, atingido a costa durante a noite, se a operação de resgate tivesse falhado, arriscando um derrame, acrescentou a NCA.
Imagens divulgadas pelo Centro de Coordenação de Resgate da Noruega na terça-feira mostraram alguns dos membros da tripulação original a saltar para o mar antes de serem resgatados por um helicóptero. Outros foram içados diretamente do convés.
Construído em 2015 e registado na Holanda, o Eemslift Hendrika de 111,6 metros (366 pés) é um navio de transporte de iates que transportava embarcações no convés.
Está, agora, a ser rebocado para o porto de Aalesund.
Separadamente, as autoridades norueguesas também localizaram a embarcação de serviço que caiu do Eemslift Hendrika. Ele permanece à tona a vários quilómetros do navio que o carregava, também à deriva no meio da tempestade.
Sem comentários:
Enviar um comentário