A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) pediu aos reguladores que pressionem por maior transparência no transporte de contentores em pleno período prolongado de taxas recordes e fraco desempenho dos principais navios do mundo.
A UNCTAD emitiu o Policy Brief 84 na segunda-feira, no qual analisa a razão para as taxas de frete terem aumentado e, simultaneamente, faz recomendações aos governos para estes tentarem reprimir qualquer tentativa das transportadoras marítimas de coagir as condições do mercado.
A UNCTAD estima que o atual aumento nas taxas de frete deve durar até o final de 2021. Também observou que, a longo prazo, os formuladores de políticas precisam de se concentrar em novas reformas na facilitação do comércio e nos portos; melhor rastreamento e previsão; e fortalecimento das autoridades nacionais de concorrência.
“Os formuladores de políticas precisam promover a transparência e encorajar a colaboração ao longo da cadeia de abastecimento marítimo, ao mesmo tempo que garantem que o potencial abuso do poder de mercado seja controlado ou evitado”, afirmou o órgão da ONU.
Os carregadores têm enfatizado, repetidamente, não terem acesso a contentores vazios para exportação e enfrentam escalas suprimidas, bem como altas taxas de frete, estando muitas autoridades da concorrência a investigar comportamentos potencialmente abusivos.
“Embora haja várias razões que podem explicar a escassez de contentores e capacidade de abastecimento de navios, incluindo a natureza perturbadora da pandemia e restrições associadas, também é importante garantir que as autoridades nacionais da concorrência possam monitorizar as taxas de frete e o comportamento do mercado”, sugere a UNCTAD.
Sem comentários:
Enviar um comentário