O drama de quatro dias do navio de carga pesada holandês abandonado e à deriva em direção à costa norueguesa chegou ao fim quando foi trazido em segurança para porto, esta tarde. Um esforço de emergência na noite passada garantiu um cabo de reboque após transferir por helicóptero a tripulação de salvamento para o convés do navio adornado.
O incidente começou na segunda-feira, 5 de abril, quando a carga a bordo do Eemslift Hendrika correu durante uma tempestade de inverno na costa oeste da Noruega. Temendo que o navio corresse o risco de virar, o capitão pediu ajuda e as autoridades norueguesas levaram a maior parte da tripulação para terra. No final do dia, o capitão e os três tripulantes restantes abandonam o navio depois que perdeu máquina e a tempestade acentuou o risco de o navio virar. Alguns tripulantes saltaram para o mar e foram resgatados por helicóptero.
O Eemslift Hendrika perdeu ao mar pelo menos uma das embarcações que transportava, na tempestade. Posteriormente, as autoridades norueguesas localizaram o navio a algumas milhas náuticas de distância, tendo uma operação de resgate conseguido, também, rebocá-la para segurança (figura de baixo).
As autoridades de segurança e do Estado de bandeira devem embarcar no navio para realizar uma inspeção e iniciar uma investigação sobre o incidente.
O supply boat boat perdido confirmou sua vocação de resistência em mar adverso.
ResponderEliminar