O principal armador francês CMA CGM encomendou a construção de 22 navios porta-contentores no valor de cerca de US $ 2,3 mil milhões, constituindo-se como a maior encomenda de porta-contentores na história da construção naval da China.
As encomendas estão espalhadas por três construtores navais chineses, Jiangnan Shipyard, Hudong-Zhonghua Shipbuilding e Qingdao Beihai Shipbuilding Heavy Industry, todas subsidiárias da China State Shipbuilding Corporation (CSSC).
O contrato cobre a construção de 6 navios porta-contentores de 15.000 TEU, movidos a GNL e bicombustível, a serem construídos pelo Estaleiro Jiangnan, seguidos de outros 6 navios de 13.000 TEU, movidos a GNL e bicombustível, a serem construídos pela Hudong Zhonghua.
Os dez restantes são navios porta-contentores de 5.500 TEU que serão movidos a VLSFO e construídos pela Beihai Shipbuilding.
Espera-se que estes navios se juntem à frota do grupo entre 2023 e 2024, disse a CMA CGM. A major francesa acrescentou que a encomenda visa responder ao crescimento do mercado.
A CMA CGM já contratou o CSSC para a construção de navios porta-contentores de combustível ambientalmente amigáveis. Nomeadamente, em 2017, a CMA CGM confiou à Jiangnan Shipyard e à Hudong Zhonghua a construção de nove gigantes movidos a GNL de 23.000 TEU.
No início desta semana, CMA CGM deu as boas-vindas à sétima nova construção da série, com o nome de CMA CGM Concorde.
A transição para o GNL como combustível marítimo faz parte da estratégia da empresa para reduzir as emissões e de se tornar neutra em carbono até 2050.
A empresa disse, anteriormente, que planeia possuir uma frota de 32 navios porta-contentores movidos a GNL até o final de 2022.
A encomenda mais recente elevará a frota de combustível duplo da CMA CGM para quase 40 navios porta-contentores movidos a GNL.
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