O navio de carga geral holandês EEMSLIFT HENDRIKA emitiu um sinal de socorro na manhã de 5 de abril no mar da Noruega 60 mn a oeste de Olesund, Noruega. Alegadamente, o navio desenvolveu um pesado adorno após o deslocamento da carga. De acordo com a media local, foram, inicialmente, evacuados 8 dos 12 tripulantes por helicóptero, tendo 4 tripulantes permanecido a bordo, para tentar salvar o navio. Navios de salvamento e rebocadores foram enviados para o local.
Entretanto, já hoje, os últimos 4 membros da tripulação tiveram que abandonar o navio, devido a terem de parar a máquina por razão do aumento do adorno e porque permanecer a bordo se estava a tornar muito perigoso.
Acabaram por ter de saltar para a água e foram resgatados por um helicóptero. Pelas 0400 UTC de 6 de abril, o navio estava à deriva com o AIS operacional, à deriva na direção sul.
Entretanto, pelas 1610 UTC, o maior dos grandes barcos que carregava sobre o convés foi ao mar, o que melhorou a estabilidade do navio e aumenta a probabilidade de sobreviver a esta provação. O navio da CG norueguês está próximo e está a monitorizar a situação.
O navio em dificuldades é de carga geral EEMSLIFT HENDRIKA, IMO 9671486, GT 5460, construído em 2015, com bandeira holandesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário