Um petroleiro com cerca de um milhão de barris de emulsão betuminosa envolveu-se em colisão perto da cidade portuária chinesa de Qingdao debaixo de forte nevoeiro, derramando óleo no Mar Amarelo, disseram autoridades marítimas chinesas e representantes do navio-tanque esta terça-feira.
A colisão envolvendo o navio-tanque A Symphony, com bandeira da Libéria, e o navio graneleiro Sea Justice, ocorreu pelas 0850 horas locais (0050 GMT), disse o gestor do A Symphony, Goodwood Ship Management, por e-mail.
“A força do impacto no lado de bombordo causou uma rotura nos tanques de carga e de lastro, tendo vertido uma quantidade de óleo não conhecida no oceano”, disse Goodwood, acrescentando que todos os tripulantes estão bem e sem ferimentos.
A extensão do derrame não é conhecida, pois as operações para o conter foram prejudicadas pelo nevoeiro.
O forte nevoeiro, tem dificultado a navegação ao largo da costa de Qingdao desde segunda-feira, tendo levado a este abalroamento, disse Goodwood. Disse, ainda, que haviam sido acionados, de imediato, os procedimentos de emergência a bordo do navio para limitar o derrame.
Segundo as autoridades locais foi, entretanto, iniciada uma operação de limpeza, que tem sido prejudicada pelo encerramento do porto devido a "visibilidade zero".
A Administração de Segurança Marítima de Shandong instruiu outros navios a permanecerem a pelo menos 10 milhas náuticas do navio tanque sinistrado, mas não forneceu detalhes sobre quanto óleo foi vertido.
A segurança dos petroleiros melhorou muito nas últimas décadas – em parte devido à introdução de navios de casco duplo – pelo que os grandes derramamentos são raros, embora ainda existam riscos com o transporte de petróleo por mar, que pode causar grandes danos ambientais.
O A Symphony, é um navio-tanque Suezmax, que fez escala no Centro Internacional de Transbordo Linggi, perto de Malaca, na península da Malásia, no início deste mês, onde foi totalmente carregado e partiu para a China, o seu destino final..
Contactado pela Reuters, um executivo da Run Cheng International Resource (HK) Co disse que a empresa era dona da carga de 150.000 toneladas de mistura de betume a bordo do A Symphony.
A emulsão betuminosa (alcatrão) é uma mistura de hidrocarbonetos de resíduos de refinação, utilizada na pavimentação de estradas e coberturas. No entanto, fontes de transporte disseram que o betume é, normalmente, transportado em navios menores especializados, com aquecimento, em vez de suezmaxes.
O petroleiro, de 272 metros de comprimento e 46 metros de boca, foi vendido em maio de 2019 para seus novos proprietários Symphony Shipholding SA e NGM Energy, segundo dados da Equasis.
Sem comentários:
Enviar um comentário