16 de abril de 2021

Navios de cruzeiro voltam a Veneza apesar da proibição

No mês passado, o governo italiano anunciou que os navios de cruzeiro seriam, temporariamente, proibidos no centro da cidade de Veneza e desviados para o porto industrial próximo de Marghera, dentro da lagoa de Veneza. No entanto, as letras miúdas parecem apresentar algumas nuances: os navios de cruzeiro continuarão a fazer escala no terminal Marittima, no centro de Veneza, até que um novo terminal em Marghera esteja pronto. Isso significa que os polémicos navios de cruzeiro a transitar pelo Canal Giudecca – passando pela famosa Praça de São Marcos, no coração da cidade – recomeçarão neste verão.

Na quarta-feira, a MSC confirmou que os navios de cruzeiro MSC Orchestra e MSC Magnifica terão como base Veneza, no início de junho, partindo do terminal da Stazione.

Os líderes do governo local receberam bem a notícia. “A MSC confirma os cruzeiros e agradeço à empresa porque é um bom sinal de recuperação. É óbvio que esperamos poder mudar para Marghera, mas enquanto isso não é possível, voltamos com dois navios”, disse o presidente da região do Veneto, Luca Zaia, em conferência de imprensa na quarta-feira. "Veneza está deserta, mas voltará a ser o que era antes."

As escalas de navios de cruzeiro têm sido uma fonte de controvérsia em Veneza ao longo de muitos anos. Os críticos culpam a esteira dos navios de cruzeiro por contribuir para os problemas de enchentes em Veneza e opõem-se à poluição do ar pelas emissões das chaminés e à sobrelotação causada pelo desembarque de milhares de passageiros dos navios de cruzeiro.

Em 25 de março, os ministros do meio ambiente, cultura, turismo e infraestrutura da Itália anunciaram um decreto temporário para desviar os navios de cruzeiro para o porto industrial de Marghera, retirando os navios do centro da cidade "para proteger um património histórico-cultural.

No entanto, o anúncio não incluiu a notícia de que a proibição não seria aplicada para já e eis que chegou a surpresa para alguns cidadãos venezianos. "Duas semanas após a promulgação da [proibição] ... ficamos a saber que nas próximas semanas os cruzeiros retomarão a sua escala em Veneza, com a passagem pelo Canal Giudecca", escreveram os ativistas anti-cruzeiro Comitato NoGrandiNavi num post no Facebook.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário