1 de março de 2018

O HSH Nordbank vendido a empresas de capital de risco

Um consórcio liderado por grupos de private equity (capital de risco) dos Estados Unidos, Cerberus e J.C. Flowers, vai adquirir o banco de crédito estatal alemão HSH Nordbank por mil milhões de euros, a pronto.
"Conseguimos um bom preço que, em comparação com as expectativas anteriores, não é para se descartar", disse Olaf Scholz, prefeito de Hamburgo, a jornalistas numa conferência de imprensa em Kiel. O banco será vendido de uma só vez, sem riscos para os actuais proprietários da HSH, os estados de Hamburgo e Schleswig-Holstein.
A Comissão Europeia tinha fixado o prazo limite de 28 de Fevereiro para que o banco fosse vendido ou liquidado.
A Cerberus terá uma participação de 40,3%, enquanto a J.C. Flowers, que já possui 5,1% da HSH, adquirirá outros 33,2%. Percentagens menores de capital serão detidas pelo gestor de activos norte-americano GoldenTree Asset Management (11,9%) e pela Centaurus Capital (7,1%). O credor austríaco Bawag, que tem a Cerberus como o seu maior accionista, terá uma participação de 2,4%.
A consumação da venda ainda depende da aprovação da Comissão Europeia e do BCE. Eles só aprovarão o negócio se houver a convicção de que o HSH possui um modelo de negócios viável.
HSH Nordbank é o primeiro banco de capitais públicos alemão a se privatizado. O banco, com sede em Hamburgo, expandiu-se de forma exponencial entre 2003 e 2008, tendo-se tornado o maior credor do sector marítimo do mundo. Teve um dos piores desempenhos devido à grave crise financeira, tendo sido alvo de resgate público no valor aproximado a 13 mil milhões de euros em 2009. No entanto, a sua saúde financeira nunca mais estabilizou, pelo que os accionistas se viram na necessidade de, agora, o alienarem.
Fonte

Entretanto, a Godan GMBH (Godan), subsidiária do HSH Nordbank e a parabancária First Ship Lease Trust, venderam as participações na FSL Holdings à Prime Holdings, uma filial do armador grego Prime Tanker Management.
A Prime, actualmente, gere uma frota de 27 petroleiros de produtos de casco duplo, dois petroleiros Suezmax e sete navios de GLP, com uma tonelagem agregada de, aproximadamente, 2,5 milhões de TPL.
De acordo com a venda, o fundador e CEO da Prime, Stathis Topouzoglou, foi nomeado director não-executivo do Conselho de Administração do administrador fiduciário.
O portfólio da FSL Trust compreende 19 navios, sendo três navios porta-contentores, doze petroleiros de produtos, dois petroleiros químicos e dois petroleiros de bruto.
O negócio foi reportado no seguimento da venda do HSH Nordbank a um consórcio composto pela Cerberus European Investments, JC Flowers & Co., GoldenTree Asset Management UK, Centaurus Capital LP e BAWAG, anunciado na quarta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário