O gigante japonês da navegação
Mitsui OSK Lines (MOL) introduziu um sistema de planeamento de estiva e arrumação
de carga actualizado para os seus navios porta-automóveis de última geração, o “MOL-CAPS”,
anunciou a empresa.
O MOL-CAPS gera um plano de estiva,
escala por escala, que determina onde estivar veículos específicos,
considerando os diferentes factores em causa, como a estrutura a bordo, o tipo
de veículos e os portos de escala.
A empresa apresentou a primeira
versão “MOL-CAPS” em 1999 e adoptará esta nova versão para os navios da próxima
geração, a série FLEXIE(*) (construídos pela Minaminippon Shipbuilding Co., Ltd),
que começarão a ser entregues a partir de Março de 2018.
A nova versão permitirá o plano de
distribuição de veículos ideal noa navios da série FLEXIE, dotados de uma nova
estrutura de conveses, que oferece uma maior variedade de alturas ajustáveis de
conveses eleváveis, proporcionando uma maior flexibilidade em relação aos
navios, actualmente, em serviço.
A nova versão do programa
informático possui uma velocidade de processamento mais rápida e tem por base o
know-how de estiva no transportador
de carros, que a MOL tem vindo a acumular há mais de 50 anos.
(*) Esta nova série de meganavios
transportadores de automóveis (PTCC) têm forma de proa arredondada, o que
permitirá minimizar a resistência ao vento e espera-se que reduza as emissões
de CO2 em cerca de 2%, em comparação com os actuais navios. Este novo design é o resultado da pesquisa
conjunta da MOL, MOL Techno-Trade, Ltd e Akishima Laboratories (Mitsui Zosen)
Inc.
Também a concepção e construção dos
conveses de carga do navio foram, substancialmente, alteradas, aumentando o
número de conveses de carga dos atuais 12 para 14. Além disso, o número de conveses
eleváveis foi aumentado de dois para seis. Isso significa que duas
plataformas ajustáveis podem ser colocadas entre dois conveses fixos. As
plataformas elevatórias recém-projectadas oferecem, assim, maior flexibilidade
para a acomodação de veículos de diferentes alturas, melhorando a eficiência de
carga e atendendo à procura por transporte de veículos cada vez mais
diversificado.
Sem comentários:
Enviar um comentário