7 de março de 2018

MOL apresenta programa inovador de estiva para porta-automóveis


O gigante japonês da navegação Mitsui OSK Lines (MOL) introduziu um sistema de planeamento de estiva e arrumação de carga actualizado para os seus navios porta-automóveis de última geração, o “MOL-CAPS”, anunciou a empresa.
O MOL-CAPS gera um plano de estiva, escala por escala, que determina onde estivar veículos específicos, considerando os diferentes factores em causa, como a estrutura a bordo, o tipo de veículos e os portos de escala.
A empresa apresentou a primeira versão “MOL-CAPS” em 1999 e adoptará esta nova versão para os navios da próxima geração, a série FLEXIE(*) (construídos pela Minaminippon Shipbuilding Co., Ltd), que começarão a ser entregues a partir de Março de 2018.
A nova versão permitirá o plano de distribuição de veículos ideal noa navios da série FLEXIE, dotados de uma nova estrutura de conveses, que oferece uma maior variedade de alturas ajustáveis de conveses eleváveis, proporcionando uma maior flexibilidade em relação aos navios, actualmente, em serviço.
A nova versão do programa informático possui uma velocidade de processamento mais rápida e tem por base o know-how de estiva no transportador de carros, que a MOL tem vindo a acumular há mais de 50 anos.
(*) Esta nova série de meganavios transportadores de automóveis (PTCC) têm forma de proa arredondada, o que permitirá minimizar a resistência ao vento e espera-se que reduza as emissões de CO2 em cerca de 2%, em comparação com os actuais navios. Este novo design é o resultado da pesquisa conjunta da MOL, MOL Techno-Trade, Ltd e Akishima Laboratories (Mitsui Zosen) Inc.
Também a concepção e construção dos conveses de carga do navio foram, substancialmente, alteradas, aumentando o número de conveses de carga dos atuais 12 para 14. Além disso, o número de conveses eleváveis ​​foi aumentado de dois para seis. Isso significa que duas plataformas ajustáveis ​​podem ser colocadas entre dois conveses fixos. As plataformas elevatórias recém-projectadas oferecem, assim, maior flexibilidade para a acomodação de veículos de diferentes alturas, melhorando a eficiência de carga e atendendo à procura por transporte de veículos cada vez mais diversificado.

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