A Maersk Line informou que após o incêndio, nas operações de
atracação e descarga do "Maersk Honam", os custos extraordinários
serão elevados e que, por isso, decidiram declarar a instituição de Avaria
Grossa (ou Comum).
A Maersk Line ainda não confirmou quando e onde o navio será
atracado e descarregado, mas acreditam que essas operações tenham custos
elevadíssimos. Por esta razão, notificaram os seus clientes e a MSC-Mediterranean
Shipping Company (como membro 2M)) da sua decisão de declarar a Avaria Grossa.
A firma Richards Hogg Lindley (RHL), de Londres, foi nomeada
como Regulador Geral, pelo que manterá todos os contentores sob a sua guarda e
controlo, até que os arranjos de segurança tenham sido realizados pelos reguladores
intermédios, tanto no que respeita as avarias comuns como as do Salvamento.
O sector de seguros prepara-se para centenas de milhões de
dólares de reclamações do maior acidente de porta-contentores até o momento -
mas alguns carregadores não estarão segurados. Tanto a Maersk como a MSC
solicitaram aos seus clientes que entrem em contacto com a companhia de seguros
“para que sua carga possa ser libertada sem demoras”, acrescentando: “Não temos
informações confiáveis sobre a condição da sua carga, mas informá-lo-emos após sermos
notificados".
No entanto, muitos dos carregadores podem não ter contratado
qualquer seguro de carga marítima e, portanto, estarão numa situação complicada
quando os reguladores intermédios exigirem um depósito substancial antes da
libertação de contentores não danificados. O conceito básico da AG é que todas
as perdas, incluindo os custos de salvamento, portuárias e de transbordo são
compartilhadas entre a carga “sobrevivente”.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário