15 de março de 2018

Hyundai Samho Heavy Industries vai entregar um petroleiro “verde”

A Hyundai Samho Heavy Industries (HSHI) concluiu a construção de um (de dois) meganavio petroleiro de bruto (VLCC) equipado com depuradores, encomendado pelo armador grego Almi Tankers em agosto de 2016.
A filial do maior construtor naval da Coreia do Sul Hyundai Heavy Industries (HHI) disse que o VLCC está equipado com um sistema de limpeza de gases de escape que cumpre as restrições mais rigorosas sobre emissões de óxido de enxofre que entrarão em vigor em 2020.
A HSH, na terça-feira, realizou a cerimónia de baptismo do petroleiro. O VLCC de 310.000 toneladas – que tem 336 metros de comprimento, 60 metros de largura e 30 metros de pontal – dispõe de várias tecnologias, nomeadamente, no leme e hélice, que ajudam o navio a melhorar a eficiência energética e além do depurador que reduz as emissões nocivas, como o enxofre e óxidos de nitrogénio (SOx e NOx) regulados pela Organização Marítima Internacional (OMI).
O depurador de gás de escape instalado no navio tem 11 metros de altura e 8,3 metros de largura e depura o gás de escape com água do mar, removendo os óxidos de enxofre. Ao utilizar este equipamento, os óxidos de enxofre nos gases de escape emitidos pelo navio podem ser reduzidos para menos de 0,5% dos 3,5% actualmente emitidos pela maioria dos navios actuais, afirmou a empresa.
Fonte
Por outro lado e segundo um relatório publicado na "Oil 2018", os depuradores de gases de escape apenas virão a desempenhar um papel menor à data de implementação do limite de teor de enxofre para 0,5% ordenado pela OMI, a partir de 1 de Janeiro de 2020. Seguindo esse raciocínio, o articulista diz que haverá uma alteração significativa da procura no mercado do óleo combustível nos próximos dois anos.
No relatório recentemente publicado e que analisa a evolução do mercado de petróleo até 2023, a IEA espera a substituição de cerca de 1 milhão de b / d de óleo combustível de alto teor de enxofre (HSFO) para gasóleo marítimo (MGO) em 2020. Curiosamente, a IEA reconheceu uma nova mistura de óleo combustível de 0,5%, denominada óleo combustível de baixo teor de enxofre (VLSFO), que estima fazer diminuir em cerca de 1 milhão de barris / d a procura por HSFO. O resultado final é, naturalmente, um declínio de cerca de 2 milhões de b / d na procura por HSFO.

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