A Hyundai Samho Heavy Industries (HSHI) concluiu a
construção de um (de dois) meganavio petroleiro de bruto (VLCC) equipado com
depuradores, encomendado pelo armador grego Almi Tankers em agosto de 2016.
A filial do maior construtor naval da Coreia do Sul Hyundai
Heavy Industries (HHI) disse que o VLCC está equipado com um sistema de limpeza
de gases de escape que cumpre as restrições mais rigorosas sobre emissões de
óxido de enxofre que entrarão em vigor em 2020.
A HSH, na terça-feira, realizou a cerimónia de baptismo do
petroleiro. O VLCC de 310.000 toneladas – que tem 336 metros de comprimento, 60
metros de largura e 30 metros de pontal – dispõe de várias tecnologias,
nomeadamente, no leme e hélice, que ajudam o navio a melhorar a eficiência
energética e além do depurador que reduz as emissões nocivas, como o enxofre e
óxidos de nitrogénio (SOx e NOx) regulados pela Organização Marítima
Internacional (OMI).
O depurador de gás de escape instalado no navio tem 11
metros de altura e 8,3 metros de largura e depura o gás de escape com água do
mar, removendo os óxidos de enxofre. Ao utilizar este equipamento, os óxidos de
enxofre nos gases de escape emitidos pelo navio podem ser reduzidos para menos
de 0,5% dos 3,5% actualmente emitidos pela maioria dos navios actuais, afirmou
a empresa.Fonte
Por outro lado e segundo um relatório publicado na "Oil
2018", os depuradores de gases de escape apenas virão a desempenhar um
papel menor à data de implementação do limite de teor de enxofre para 0,5% ordenado
pela OMI, a partir de 1 de Janeiro de 2020. Seguindo esse raciocínio, o
articulista diz que haverá uma alteração significativa da procura no mercado do
óleo combustível nos próximos dois anos.
No relatório recentemente publicado e que analisa a
evolução do mercado de petróleo até 2023, a IEA espera a substituição de cerca
de 1 milhão de b / d de óleo combustível de alto teor de enxofre (HSFO) para
gasóleo marítimo (MGO) em 2020. Curiosamente, a IEA reconheceu uma nova mistura
de óleo combustível de 0,5%, denominada óleo combustível de baixo teor de
enxofre (VLSFO), que estima fazer diminuir em cerca de 1 milhão de barris / d a
procura por HSFO. O resultado final é, naturalmente, um declínio de cerca de 2
milhões de b / d na procura por HSFO.
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