7 de março de 2018

Emma apenas acabou de passar, chega o Felix?

Vai-se consolidando o cenário de um novo temporal, associado ao desenvolvimento de uma depressão, muito intensa, a noroeste de Portugal Continental.
Antes de chegar ao Continente, esta depressão/ tempestade irá condicionar ambos os arquipélagos, em especial, os Açores, começando na 5ª feira.
As condições mais adversas, em Portugal Continental, deverão registar-se entre 6ª feira e domingo, com vento e chuva Forte a Muito Forte e um aumento abrupto da ondulação, principalmente na costa ocidental.
As últimas actualizações dos modelos, continuam bastante agressivas para este fim de semana, em Portugal Continental, com algumas delas a sugerirem ventos com rajadas, do quadrante oeste, acima dos 100-120km/h (em especial, no Litoral Oeste e zonas mais elevadas e expostas) e até, possivelmente, acima dos 150km/h, em alguns pontos, ao que se junta a possibilidade de trovoadas severas que, só por si, poderão causar fenómenos extremos
Com o agravamento das condições meteorológicas neste fim-de-semana, esperamos, igualmente, uma intensificação significativa da agitação marítima.
Estamos a prever que a costa ocidental seja especialmente afectada, com ondas de oeste até 12-14m de altura máxima, enquanto a costa sul do Algarve deverá ser atingida por ondulação máxima, de sudoeste, até 6-8m.
Atenção aos troços litorais já fragilizados pelos eventos da semana passada, e ao facto das condições de vento e chuva forte potenciarem ainda mais a erosão costeira.
Ao certo, ainda é difícil, de quantificar as rajadas que poderemos ter, mas acreditamos que haverá critério, para o IPMA, nomear esta tempestade como FELIX.
Fonte: BestWeather

Sem comentários:

Enviar um comentário