21 de março de 2018

O acordo do Brexit não contempla qualquer acordo para os portos


O governo britânico e a comunidade europeia concordaram, enfim, com um documento que enuncia as regras dos 21 meses que vão decorrer entre o dia em que se accionará o artigo 50, em Março de 2019, e o último dia do Reino Unido na União Europeia: 31 de Dezembro de 2020.
O acordo de Brexit, provavelmente, irá ser "mau negócio" para os portos, segundo a British Ports Association.
Na sequência do acordo entre o Reino Unido e a UE sobre um acordo de transição e, antes da reunião do Conselho da UE, na semana passada, a BPA tinha emitido um novo relatório estratégico, pedindo um acordo pragmático com a UE em matéria de reconhecimento alfandegário e regulamentar, que permitiria tanto às empresas britânicas como europeias fazer passar os seus produtos através das fronteiras o mais rápido possível.
Depois do desfecho, a Associação comenta o Acordo EU/UK como um não acordo para os portos ingleses. Assim, em termos de operações fronteiriças, o impacto da saída da União Aduaneira e do Mercado Único está rapidamente a tornar-se um cenário de "não acordo" para os portos. Na verdade, isso significa que os novos controlos de fronteira no mercado UK-EU, provavelmente, serão inevitáveis ​​e que os atrasos em determinados portos e importantes gateways comerciais serão uma realidade incontornável.

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