Outra linha
de navegação sul-coreana sob pressão financeira teve que escrever aos clientes
para dissipar os rumores do mercado sobre a falência de uma segunda companhia
de transporte marítimo de contentores.
De acordo com
a Alphaliner, o proprietário de petroleiros de produtos químicos Heung-A, do
mercado intra-Ásia, escreveu aos carregadores para lhes assegurar que a sua
recente decisão de encerrar os serviços em várias rotas intra-asiáticas se deveu
à sua “baixa rentabilidade”, e fazia parte de “um processo normal de
reestruturação”.
A Heung-A
também negou que estivesse em atraso no pagamento de fretamentos ou outros
pagamentos, incluindo custos portuários e de terminais.
Desde a
falência da principal linha da Coreia do Sul, a Hanjin Shipping, em agosto de
2016, os transportadores estão muito mais cautelosos ao fazer reservas em
transportadoras com fracos balanços económicos/financeiros.
De acordo com
as demonstrações financeiras da Heung-A, a empresa registrou uma perda líquida
de US $ 69 milhões no ano passado, após um défice de US $ 16 milhões no ano anterior.
A Heung-A estava com uma dívida de US $ 594 milhões até o final de 2016, mas
até ao momento, ainda não informou o seu actual nível de endividamento.
De acordo com
a shipsvalue.com, a frota de 12 navios de porta-contentores pequenos e 17
navios-tanque de produtos químicos da Heung-A tem um valor contabilizado actual
de US $ 286 milhões, embora o seu valor no mercado se sucata não ultrapasse os
US $ 50 milhões.
A Alphaliner classifica
a Heung-A como a 29ª maior linha de contentores, operando uma frota de 37
navios porta-contentores (incluindo 21 navios fretados) com uma capacidade
total de 46.068 TEUs.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário