22 de março de 2018

Heung-A, a mais recente operadora coreana em dificuldades, tenta acalmar os clientes

Outra linha de navegação sul-coreana sob pressão financeira teve que escrever aos clientes para dissipar os rumores do mercado sobre a falência de uma segunda companhia de transporte marítimo de contentores.
De acordo com a Alphaliner, o proprietário de petroleiros de produtos químicos Heung-A, do mercado intra-Ásia, escreveu aos carregadores para lhes assegurar que a sua recente decisão de encerrar os serviços em várias rotas intra-asiáticas se deveu à sua “baixa rentabilidade”, e fazia parte de “um processo normal de reestruturação”.
A Heung-A também negou que estivesse em atraso no pagamento de fretamentos ou outros pagamentos, incluindo custos portuários e de terminais.
Desde a falência da principal linha da Coreia do Sul, a Hanjin Shipping, em agosto de 2016, os transportadores estão muito mais cautelosos ao fazer reservas em transportadoras com fracos balanços económicos/financeiros.
De acordo com as demonstrações financeiras da Heung-A, a empresa registrou uma perda líquida de US $ 69 milhões no ano passado, após um défice de US $ 16 milhões no ano anterior. A Heung-A estava com uma dívida de US $ 594 milhões até o final de 2016, mas até ao momento, ainda não informou o seu actual nível de endividamento.
De acordo com a shipsvalue.com, a frota de 12 navios de porta-contentores pequenos e 17 navios-tanque de produtos químicos da Heung-A tem um valor contabilizado actual de US $ 286 milhões, embora o seu valor no mercado se sucata não ultrapasse os US $ 50 milhões.
A Alphaliner classifica a Heung-A como a 29ª maior linha de contentores, operando uma frota de 37 navios porta-contentores (incluindo 21 navios fretados) com uma capacidade total de 46.068 TEUs.
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