Em 2 de Março, o Canal do Panamá
anunciou o trânsito de seu 3.000º navio Neopanamax, superando as expectativas
iniciais de trânsito até essa data.
O navio porta-contentores com
registo do Panamá, MSC Caterina, completou o trânsito histórico viajando norte
do Pacífico para o Oceano Atlântico.
Construído na China em 2015, o
navio mede 300 metros de comprimento e 48 metros de boca, com capacidade total para
9 mil TEU. Este foi um dos nove navios Neopanamax que o Canal do Panamá recebeu
nesse dia.
“O valor hoje alcançado, em menos
de dois anos de operação, é um lembrete orgulhoso da confiança que os nossos
clientes, e a indústria marítima em geral, depositaram na nossa rota”, comentou
Jorge Luis Quijano, Administrador do Canal.
Conforme explicado pela Autoridade
do Canal do Panamá (ACP), as eclusas Neopanamax tiveram desde sua inauguração
em 26 de junho de 2016, um efeito positivo nas economias de escalas globais,
proporcionando ao sector de navegação uma maior capacidade de transporte de
carga entre a produção e os centros de consumo.
Dos 3.000 navios que transitaram
até à data, cerca de 53% foram do segmento de contentores. Os navios de gás de
petróleo liquefeito (GLP) constituem outros 28%, e os navios de transporte de
gás natural liquefeito (GNL), um segmento relativamente novo para o Canal do
Panamá, foram responsáveis por 10% do tráfego. Os trânsitos restantes foram realizados
por graneleiros secos e líquidos, por transportadores de automóveis e por navios
de cruzeiro.
O canal foi construído pelos Estados Unidos no início
do século 20 e foi entregue ao Panamá em 31 de Dezembro de 1999. Quase 6% do
comércio mundial atravessa o canal através de mais de 140 rotas marítimas
ligando 1.700 portos em 160 países diferentes.Fonte
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