28 de fevereiro de 2018

O primeiro VLOC “verde” carregado com minério do Brasil para a China

O primeiro navio mineraleiro VLOC (Very Large Ore Carrier) de segunda geração fez o seu primeiro carregamento no Porto de Tubarão, em Vitória, Estado do Espírito Santo. O Yuan He Hai, com capacidade para 400 mil toneladas, é o primeiro VLOC, de uma frota de 32, a entrar em operação e que irá atender o transporte transoceânico de minério de ferro, em especial na rota Brasil-China. Os novos VLOCs, mais eficientes e sustentáveis, foram construídos a partir de iniciativa da Vale, mantendo o transporte marítimo de cargas da empresa como um dos mais eficientes do mundo em emissões de gases de efeito estufa.
Os novos navios emitem menos CO2 (entre 15% e 20%) que os Valemaxes de primeira geração, que estão em operação desde 2011. Os Valemaxes, projecto pioneiro da Vale, que já emitiam 35% a menos de CO2 em comparação aos capesizes, até então os navios padrão para transporte de minério, com capacidades de transporte de 180 mil toneladas. O Yuan He Hai atracou no porto do Tubarão no último domingo, dia 25, e demorou um dia e meio a ser carregado, antes de seguir viagem para a Ásia.
Os demais 31 navios de 400 mil toneladas serão entregues aos armadores até o final de 2019. Além desses, a Vale negocia contratos que resultarão na construção de novos navios de 325 mil toneladas, os chamados Guaíbamax. Estes novos navios já virão equipados com um sistema de limpeza de gases de escape, o que permitirá eliminar em até 99% a emissão de enxofre na atmosfera.
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