Os armadores europeus publicaram uma declaração em que
deixam claro que não concordam com a decisão do presidente Trump, de impor
direitos adicionais sobre as importações de certos produtos de aço e alumínio
para os EUA.
O transporte é vital para o comércio global, permitindo a
importação e exportação de mercadorias a uma escala não possível a qualquer
outro modo de transporte. Cerca de 90% do comércio mundial de mercadorias são
transportados pela indústria marítima internacional e as companhias marítimas da
UE desempenham um papel importante nesta indústria global.
Esta decisão proteccionista de impor direitos de importação
de 25% em aço e 10% em alumínio terá, obviamente, um impacto negativo nas relações
transatlânticas e nos mercados globais. A comunidade europeia do transporte
marítimo está preocupada com este desenvolvimento e com o potencial da guerra
comercial em grande escala. É claro que as tarifas podem influenciar outros
produtos, dependendo das respostas dos líderes da UE. Uma guerra comercial em
grande escala não beneficiará ninguém.
Os armadores europeus controlam 40% da frota comercial
mundial e operam serviços de transporte marítimo em todo o mundo. Isso inclui o
comércio entre países não comunitários, como o comércio entre o Extremo Oriente
e a América Latina, o chamado "comércio cruzado". Para muitas
empresas de transporte marítimo, a maior parte das suas actividades comerciais
ocorrem fora da UE.
Também a Northwest Seaport Alliance está preocupada
com as novas tarifas sobre o aço e alumínio importados, impostas pelo governo
dos EUA, que poderiam levar a consequências económicas negativas para o estado
de Washington.Fonte
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