19 de março de 2018

A Guarda Costeira do Japão recomendou acusação de homicídio negligente para o USS Fitzgerald

A Guarda Costeira do Japão recomendou acusações de homicídio negligente para o oficial de quarto do USS Fitzgerald e para o 2º oficial do ACX Crystal, após a colisão entre os navios em 17 de Junho de 2017, a cerca de 60 milhas a sudoeste de Yokosuka, que causou a morte de sete marinheiros.
A orientação vem depois de uma investigação que determinou que ambos os oficiais eram responsáveis ​​pelo governo dos seus navios no momento do acidente, de acordo com funcionários da Guarda Costeira do Japão. Concluíram que o navio dos EUA deveria ter tomado medidas para evitar a tragédia, porque o ACX Crystal se apresentava no lado de estibordo, reconhecendo, no entanto, que houve falta de resposta do navio porta-contentores para, efectivamente, evitar a colisão.
O acidente foi a primeira de duas colisões mortais envolvendo navios de guerra dos EUA e navios mercantes em dois meses. A 21 de Agosto, o navio de guerra norte-americano “John S. McCain” abalroou com o “Alnic MC”, a leste do Estreito de Malaca e Singapura, resultando na morte de dez marinheiros dos EUA.
Um relatório oficial publicado pela marinha dos EUA revelou que ambos os acidentes poderiam ter sido evitados e foram causados ​​por erro humano e falta de conformidade nos procedimentos, embora nenhuma pessoa, a nível individual, pudesse ser definida como totalmente responsável. As investigações provocaram preocupação na Marinha dos EUA no que respeita às questões de segurança, certificação e treino de navegação, tendo levado a uma revisão de três meses das condições que vigoravam na Marinha dos EUA nos últimos 30 anos.
Os comandantes de ambos os navios de guerra americanos também enfrentaram acusações criminais militares relacionadas ao abandono do dever, arriscando o navio e levando a homicídio negligente.
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