A Guarda
Costeira do Japão recomendou acusações de homicídio negligente para o oficial de
quarto do USS Fitzgerald e para o 2º oficial do ACX Crystal, após a colisão entre
os navios em 17 de Junho de 2017, a cerca de 60 milhas a sudoeste de Yokosuka,
que causou a morte de sete marinheiros.
A orientação
vem depois de uma investigação que determinou que ambos os oficiais eram
responsáveis pelo governo dos seus navios no momento do acidente, de acordo
com funcionários da Guarda Costeira do Japão. Concluíram que o navio dos EUA
deveria ter tomado medidas para evitar a tragédia, porque o ACX Crystal se
apresentava no lado de estibordo, reconhecendo, no entanto, que houve falta de
resposta do navio porta-contentores para, efectivamente, evitar a colisão.
O acidente
foi a primeira de duas colisões mortais envolvendo navios de guerra dos EUA e
navios mercantes em dois meses. A 21 de Agosto, o navio de guerra
norte-americano “John S. McCain” abalroou com o “Alnic MC”, a leste do Estreito
de Malaca e Singapura, resultando na morte de dez marinheiros dos EUA.
Um relatório
oficial publicado pela marinha dos EUA revelou que ambos os acidentes poderiam
ter sido evitados e foram causados por erro humano e falta de conformidade nos
procedimentos, embora nenhuma pessoa, a nível individual, pudesse ser definida
como totalmente responsável. As investigações provocaram preocupação na Marinha
dos EUA no que respeita às questões de segurança, certificação e treino de
navegação, tendo levado a uma revisão de três meses das condições que vigoravam
na Marinha dos EUA nos últimos 30 anos.
Os comandantes de ambos
os navios de guerra americanos também enfrentaram acusações criminais militares
relacionadas ao abandono do dever, arriscando o navio e levando a homicídio
negligente.Fonte
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