6 de março de 2018

A última morte de um piloto provoca chamada de atenção urgente de segurança

A triste notícia da morte do piloto português, na semana passada, provocou novas chamadas de atenção para que todas as partes interessadas participem total, e abertamente, na tentativa de melhorar o padrão de dispositivo de transferência de pilotos actualmente utilizado.
O comandante Kevin Vallance, capitão da Marinha Mercante e autor do Pilot Ladder Manual, disse à Splash que, apesar dos requisitos regulamentares estabelecidos na regra 23 da SOLAS V, continuam a ocorrer acidentes trágicos e fatais envolvendo pilotos. As transferências de pilotos foram responsáveis ​​por cinco mortes durante 2017. “Os estudos da indústria mostram, de forma consistente, que cerca de 20% das escadas piloto postas ao serviço são, de uma forma, ou de outra, incompatíveis”, disse Vallance. Ele afirmou que, cada vez mais, são encontrados equipamentos falsificados, como no caso de escadas de piloto que, alegadamente, cumprem os regulamentos, quando mesmo uma inspecção visual superficial confirma, claramente, a sua inadequabilidade. Por outro lado, é vulgar encontrar-se, também, certificados copiados.
Outra questão que precisa ser abordada, de acordo com Vallance, é que os navios devido ao seu projecto de construção, tornam difícil, se não impossível, montar um arranjo de escada compatível.
O comandante Vallance está dar apoio técnico a Fidra Films, uma empresa de produção de filmes de formação em segurança marítima no Reino Unido, a desenvolver uma série de curtas-metragens, que deverão ir para o ar no próximo mês de Maio, com o objectivo de melhorar a segurança dos arranjos de transferência de piloto.
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