A triste notícia da morte do piloto
português, na semana passada, provocou novas chamadas de atenção para que todas
as partes interessadas participem total, e abertamente, na tentativa de
melhorar o padrão de dispositivo de transferência de pilotos actualmente
utilizado.
O comandante Kevin Vallance, capitão
da Marinha Mercante e autor do Pilot Ladder Manual, disse à Splash que, apesar
dos requisitos regulamentares estabelecidos na regra 23 da SOLAS V, continuam a
ocorrer acidentes trágicos e fatais envolvendo pilotos. As transferências de
pilotos foram responsáveis por cinco mortes durante 2017. “Os estudos da
indústria mostram, de forma consistente, que cerca de 20% das escadas piloto postas
ao serviço são, de uma forma, ou de outra, incompatíveis”, disse Vallance. Ele afirmou
que, cada vez mais, são encontrados equipamentos falsificados, como no caso de escadas
de piloto que, alegadamente, cumprem os regulamentos, quando mesmo uma inspecção
visual superficial confirma, claramente, a sua inadequabilidade. Por outro
lado, é vulgar encontrar-se, também, certificados copiados.
Outra questão que precisa ser
abordada, de acordo com Vallance, é que os navios devido ao seu projecto de
construção, tornam difícil, se não impossível, montar um arranjo de escada compatível.
O comandante Vallance está dar apoio técnico a Fidra
Films, uma empresa de produção de filmes de formação em segurança marítima no
Reino Unido, a desenvolver uma série de curtas-metragens, que deverão ir para o
ar no próximo mês de Maio, com o objectivo de melhorar a segurança dos arranjos
de transferência de piloto.Fonte
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