2 de março de 2017

Relatório MAIB: um experiente capitão confiou na iPad Navigation App antes de colisão

A Agência de Investigação de Acidentes Marítimos do Reino Unido publicou o seu relatório sobre a colisão, no ano passado, entre um barco a motor histórico e um ferry de DFDS, no Rio Humber, identificando uma série de questões de segurança na App para navegação.
Em 16 de maio de 2016, o navio de carga  ro-ro, de bandeira dinamarquesa, m/v Petunia Seaways e o barco de madeira a motor Peggotty colidiram no rio Humber debaixo de névoa cerrada. O barco de madeira ficou gravemente danificado após a colisão, vindo a afundar.
Não houve ferimentos ou poluição significativa a lamentar.
O relatório do MAIB diz que “apesar do Peggotty estar visível nos radares, tanto do VTS de Humber como do m/v Petunia Seaways, o do ro-ro não adquiriu nem rastreou o alvo”. Após a colisão a equipa da ponte de ferry não tinha conhecimento do incidente até que foi, posteriormente, informada pelo VTS de Humber sobre o mesmo.
Uma das conclusões mais surpreendentes do relatório, no entanto, é a de que o capitão do Peggotty, um experiente piloto profissional, de folga, se baseou, unicamente, num aplicativo de navegação electrónica num iPad ligado a wifi, como o seu principal meio de navegação.
“A aparente funcionalidade do aplicativo de navegação iPad deu ao skipper uma falsa confiança na capacidade de navegar com segurança em névoa densa”, pode ler-se no relatório do MAIB. “Entretanto, ninguém tinha usado o sistema antes e nenhum outro equipamento auxiliar de navegação, tal como o equipamento radar no mastro, foi considerado. Portanto, quando o iPad perdeu o sinal Wi-Fi e o aplicativo parou de funcionar no iPad, o barco a motor ficou imerso na névoa sem balizagem visível e o skipper perdeu, por completo, a sua consciência situacional. Apesar disso, ele continuou a navegar, esperando avistar uma bóia de canal próxima.”
Artigo original

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