No início deste mês, as autoridades de Hong Kong ordenaram a
um navio de contentores que devolvesse ao seu porto de origem mais de 120
contentores suspeitos de conter resíduos tóxicos.
A imprensa noticiou que o navio OOCL Charleston transportava
2.700 toneladas de supostos resíduos tóxicos com origem no porto de Constanta, Roménia.
O navio alegadamente tentou descarregar os contentores com resíduos em Xangai,
Xiamen e Hong Kong, mas não conseguiu.
No final de Outubro, o jornal malaio Oriental Daily recebeu
uma dica de uma fonte de Hong Kong de que o carregamento de resíduos estava a
caminho de Port Klang, pelo que, de imediato, as autoridades ambientais da
Malásia impediram o navio de entrar em águas territoriais malaias.
A Convenção de Basileia sobre resíduos perigosos, da qual a
Roménia, a China e a Malásia são signatárias, exige a notificação,
consentimento e rastreamento dos movimentos destes materiais para além das
fronteiras.
Acredita-se que os contentores contêm uma mistura de
substâncias perigosas, incluindo cádmio, arsénico e chumbo.
As taxas de frete para as rotas da Ásia para o Mar
Negro são de aproximadamente US $ 1500-2000 por FEU, pelo que rondará o valor
de US $ 200.000 a despesa envolvida com a devolução de carga a Constanta.Ler notícia
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