15 de novembro de 2016

Porto de Faro está parado desde Junho por ter perdido o único cliente

De acordo com o relatório sobre o mercado portuário, a movimentação de mercadorias no Porto de Faro caiu 45% nos primeiros nove meses deste ano face ao período homólogo, queda que se continuará a agravar até ao final do ano.
O Porto de Faro está sem qualquer movimento de carga pelo facto de a Cimpor, a única cliente, ter interrompido a produção na fábrica de Loulé, em resposta à contracção do mercado da construção e à suspensão da importação de clínquer e cimento por parte da Argélia, adianta a AMT.
O estranho de tudo isto está no facto de, segundo a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), o Porto de Faro ter terminado o ano de 2015 com um «aumento substancial de 10%» nos seus movimentos, ou seja, com cerca de «450 mil toneladas de carga».
Para a APS, no início deste ano, Faro era «um porto pequeno, mas estrategicamente muito importante para desenvolver a economia regional», não só com a viabilização do negócio da Cimpor, mas ainda como local de exportação de clínquer (um cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland) e alfarroba (5 mil toneladas por ano).
Desde que a APS assumiu a gestão dos portos de Faro e de Portimão, segundo a mesma, já foram investidos, por aquela empresa de capitais públicos, 3,7 milhões de euros em ambas as estruturas.
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