11 de novembro de 2016

O subcontinente indiano permanece como o principal núcleo do desmantelamento de navios (vídeo)

Um total de 51 navios foram vendidos para demolição em Outubro de 2016, tendo a maioria como destino o subcontinente indiano, segundo dados revelados pela VesselsValue. A Índia foi o principal destino, seguido do Bangladesh. Navios porta-contentores e graneleiros de carga seca estiveram no topo da lista de vendas para demolição a nível mundial.
Um representante da ONG Shipbreaking Platform disse que cerca de 90 navios foram desmantelados em Outubro deste ano, tendo também em conta navios de menor dimensão. Destes, 40 foram desmantelados na Índia, 15 no Bangladesh, 15 na China, 10 no Paquistão e 10 na Turquia.
Devido à sobrecapacidade da indústria marítima, 2016 poderá ser o ano mais movimentado no registo de reciclagem de navios, já que a quantidade total de tonelagem desmantelada deverá atingir os 40 milhões de TPL, contra os 30 milhões de 2015, de acordo com a previsão da BIMCO. Isto significa que mais embarcações poderão vir a ser desmanteladas nas praias do sul da Ásia.
Atraídos por um maior retorno sobre a sucata de aço, a maioria dos armadores opta pelos piores estaleiros no sul da Ásia, ignorando as condições de trabalho inumanas e pouco seguras, que também não aplicam os padrões internacionais relacionados com a actividade e poluição ambiental – é por estas razões que o preço conseguido por quilo de aço naquelas regiões é consideravelmente mais elevado.
A prática corrente tem sido que os proprietários dos navios, os vendem a estaleiros asiáticos de demolição, através de empresas financeiras especializadas no comércio de tonelagem em fim de vida útil. Pagam a pronto, trocam o nome e bandeira do navio e … já está!
Conclusão, desmancham-se os navios, não se reciclam.
Assistir vídeo da IMO

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