A Hyundai Merchant Marine (HMM) procurou acalmar a preocupação
dos clientes e dos investidores no fim de semana, negando relatos do Journal of
Commerce (JOC), onde era alegado ter sido impedido o acesso à aliança 2M. A
aliança 2M, formada pelas duas maiores linhas de contentores do mundo, a Maersk
e a MSC, assinaram um memorando de entendimento com a HMM no início deste ano, para
se juntar à aliança, depois de a linha coreana ter sido rejeitada, quando da
formação da THE Alliance, um novo grupo de contentores composto por empresas do
Japão, Taiwan e Alemanha.
No entanto, altos funcionários do MSC e da Maersk tinham
sublinhado, nos últimos meses, que a entrada da HMM na 2M não era um dado
adquirido.
A HMM, que passou por uma grande reestruturação este ano,
fracassou na sua missão de ficar com os melhores activos da também coreana
Hanjin, que pediu protecção judicial no final de Agosto. Ironicamente, a MSC e a
Maersk ganharam à HMM alguns dos melhores activos da Hanjin, enquanto na semana
passada perderam para a Korea Line Corp, na licitação pelos activos da Hanjin.
A JOC informava, então, que os membros da 2M negavam, agora,
à HMM a adesão plena à aliança, preferindo oferecer acordos de partilha de
slots à empresa coreana. Veio agora, a HMM a desmentir, afirmando que a Maersk
pediu desculpa e que irá accionar o JOC para que se retracte.
Seja como for, enquanto os contratos não estiverem
completamente redigidos e assinados, “as vozes” colocam a empresa coreana em
águas agitadas.Artigo completo
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