21 de novembro de 2016

A Hyundai Merchant Marine de fora da aliança 2M?

A Hyundai Merchant Marine (HMM) procurou acalmar a preocupação dos clientes e dos investidores no fim de semana, negando relatos do Journal of Commerce (JOC), onde era alegado ter sido impedido o acesso à aliança 2M. A aliança 2M, formada pelas duas maiores linhas de contentores do mundo, a Maersk e a MSC, assinaram um memorando de entendimento com a HMM no início deste ano, para se juntar à aliança, depois de a linha coreana ter sido rejeitada, quando da formação da THE Alliance, um novo grupo de contentores composto por empresas do Japão, Taiwan e Alemanha.
No entanto, altos funcionários do MSC e da Maersk tinham sublinhado, nos últimos meses, que a entrada da HMM na 2M não era um dado adquirido.
A HMM, que passou por uma grande reestruturação este ano, fracassou na sua missão de ficar com os melhores activos da também coreana Hanjin, que pediu protecção judicial no final de Agosto. Ironicamente, a MSC e a Maersk ganharam à HMM alguns dos melhores activos da Hanjin, enquanto na semana passada perderam para a Korea Line Corp, na licitação pelos activos da Hanjin.
A JOC informava, então, que os membros da 2M negavam, agora, à HMM a adesão plena à aliança, preferindo oferecer acordos de partilha de slots à empresa coreana. Veio agora, a HMM a desmentir, afirmando que a Maersk pediu desculpa e que irá accionar o JOC para que se retracte.
Seja como for, enquanto os contratos não estiverem completamente redigidos e assinados, “as vozes” colocam a empresa coreana em águas agitadas.
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