A Comissão Europeia aprovou a aquisição da United Arab
Shipping Company (UASC) por parte da alemã Hapag-Lloyd, embora sujeita a
condições.
Para evitar uma posição dominante no mercado transatlântico,
a UASC terá de se retirar do consórcio NEU1 (ex-Pendulum) com a CMA CGM e a
Hamburg Süd, assegurando que a aquisição não resultará em aumentos de preços de
frete para os carregadores nas rotas entre o norte da Europa e a América do
Norte.
No que diz respeito à integração vertical de outros serviços
da UASC e da Hapag, incluindo os terminais de contentores, o transporte
terrestre e a expedição de mercadorias, a Comissão não vê problemas em matéria
de concorrência.
As duas transportadoras notificaram a Comissão desta
sua fusão, apenas no início de Outubro, após a aprovação do plano pelos
respectivos accionistas no final do Verão. A fusão da Hapag-Lloyd e da UASC
criará um novo número 5 no transporte marítimo internacional de contentores,
com uma frota conjunta de 224 navios com a capacidade total de 1,5 milhão de TEU's.Notícia completa
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