Representantes de exportadores e importadores de todo o
mundo, o European Shippers 'Council e o Global Shippers' Forum, uniram forças
para promover e proteger os interesses dos seus membros face a uma alteração
sem precedentes na indústria global de transporte marítimo de contentores.
A medida foi tomada por via dos receios dos carregadores de
que a redução do mercado de transporte marítimo para um pequeno número de
alianças e a utilização navios com capacidade superior a 18.000 TEU reduzirá a sua
capacidade de escolha de transportadora e a qualidade dos serviços prestados,
já que "as operadoras operam dentro dos respectivos acordos, não podendo
competir entre si em relação à capacidade acordada, frequência de navegação,
tempos de trânsito, portos de escala e nível de serviço ".
No seu documento "As Implicações dos Meganavios e
Alianças para a Concorrência e Eficiência Total na Cadeia de Abastecimento: Uma
Perspectiva Económica", o Fórum Global dos Carregadores ofereceu várias
opções para as autoridades de concorrência nacionais e regionais sobre a abordagem
à regulamentação e supervisão das Novas Alianças de transporte.
O documento afirma, nomeadamente, que as autoridades da
concorrência e os reguladores devem assegurar uma concorrência independente e
suficiente nas principais rotas comerciais, uma vez que o surgimento de
alianças tem criado barreiras à entrada de novos operadores e tornou quase
impossível que as linhas independentes concorram nalguns mercados.Artigo completo
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