A CMA CGM, a terceira maior empresa de transporte marítimo contentorizado
do mundo, anunciou, esta sexta-feira, um prejuízo líquido no terceiro
trimestre, justificando-o com o facto de as taxas de frete permaneceram fracas
e com a integração da NOL (com sede em Singapura), na que foi a sua maior
aquisição.
O sector tem mostrado os "primeiros sinais de estabilização"
à medida que os operadores têm vindo a ajustar a sua capacidade, embora as
taxas de frete tenham permanecido historicamente baixas, afirmou a CMA CGM na apresentação
dos resultados.
O prejuízo líquido da companhia francesa, incluindo a NOL,
foi de US $ 268 milhões, em comparação com um lucro líquido de US $ 51 milhões
no terceiro trimestre de 2015. Excluindo a NOL, a perda líquida foi de US $ 202
milhões.
A indústria naval tem lutado com uma desaceleração
prolongada ligada à supercapacidade dos navios e ao crescimento económico anémico,
que contribuiu no início deste ano para o colapso da Hanjin Shipping Co Ltd. A
empresa dinamarquesa A.P. Moller-Maersk , líder mundial, havia anunciado,
também, no início do mês, prejuízo no terceiro trimestre da sua Maersk Line.
A CMA CGM, de propriedade privada da família Saade,
afirmou ter concluído na sexta-feira o reembolso de um empréstimo de US $ 1,6
bilhão usado no financiamento do acordo com a NOL, depois de arrecadar US $ 880
milhões numa operação de venda e fretamento de 11 navios.Artigo completo
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