Um navio porta-contentores com apenas sete anos de idade foi
vendido para sucata pela Rickmers Marine Trust, sendo o navio de contentores
mais jovem de sempre a ser enviado para desmantelamento.
O navio Panamax de 4.250 TEU’s, construído na China em 2009,
foi avaliado em US $ 5,87 milhões, um valor pouco acima do valor da sucata,
depois de uma desvalorização de 62%, só neste ano de 2016. A empresa, que
possui uma frota de 16 navios porta-contentores panamax, registou uma perda de
US $ 74 milhões no terceiro trimestre deste ano, em comparação com um lucro de
US $ 9 milhões no mesmo período do ano passado. A facturação da Rickmers com os
fretamentos caiu 43% desde o ano passado.
O excesso de oferta na indústria tem visto os valores dos navios
depreciarem, significativamente, tal como as taxas de frete, o que significa
que navios cada vez mais novos vão sendo elegíveis para demolição, como forma
de reequilíbrio da procura e da oferta na indústria marítima.
No entanto, a maioria dos grandes “boxships” não viram a
queda abrupta do seu valor, tal como neste navio da Rickmers, em particular, de
uma classe particularmente castigada, por causa do alargamento do Canal do
Panamá, tornando não económica a sua operação.
A depreciação média do valor em toda a indústria foi de 26%,
o que tem vindo a provocar o aumento da actividade de demolição registada em
2016. Segundo a Bimco, 47% dos 500 mil TEU’s desmantelados nos primeiros 10
meses deste ano foram panamaxes.
Em 2009, o navio mais novo enviado para sucata tinha
24 anos. Este número caiu gradualmente até atingir 13 anos em 2015 e agora os sete,
em 2016. Será que os navios mais novos estarão a salvo da sucata, quando a
indústria se debate pela sobrevivência?Artigo completo
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