31 de julho de 2021

Vídeo: a maior turbina de maré do mundo já fornece energia

Uma turbina movida a maré, que os seus fabricantes reivindicam ser a mais poderosa do mundo, começou a injetar eletricidade na rede em Orkney.

O Orbital O2 tem capacidade para fornecer a procura anual de eletricidade de 2.000 residências pelos próximos 15 anos.

A turbina de 680 toneladas, que agora está ancorada no Fall of Warness, onde um cabo submarino de uma unidade offshore de 2 MW a liga à rede elétrica local em terra, foi construída em Dundee (a sua montagem demorou 18 meses). Fornecerá, também, energia a um eletrolisador onshore para poder gerar hidrogénio verde.

Segundo a Orbital Marine Power disse, esta primeira turbina comercial, movida pelas poderosas águas rápidas de correntes de maré, é um "marco histórico importante". Segundo o seu presidente-executivo, Andrew Scott: "A nossa visão é que este projeto vai ser o gatilho para o aproveitamento dos recursos das marés em todo o mundo e irá desempenhar um papel no combate às mudanças climáticas, ao mesmo tempo que cria um novo setor industrial de baixo carbono."

A superestrutura da turbina flutua na superfície da água, com rotores presos às suas laterais que extraem energia do fluxo da maré que passa. É mantida no local por um sistema de amarração de quatro pontos, cada com uma corrente de amarração, tendo uma força equivalente ao do içamento de mais de 50 autocarros de dois andares.

A eletricidade é transferida da turbina por meio de um cabo dinâmico para o fundo do mar e, em seguida, por meio de um cabo estático para a rede elétrica local, em terra.

Fonte 


 


Sem comentários:

Enviar um comentário