A capacidade ideal para um navio de curta distância na rede intra-europeia é de 1.000 TEU e os dados de afretamento mais recentes (avançados pela analista marítima Alphaliner) mostram um despachante italiano a fixar um afretamento por 12 meses para um navio de 1.060 TEU a US $ 35.000 por dia. Os navios menores também são muito usados na rede de curta distância, mas são difíceis de encontrar e as taxas de fretamento também estão em níveis recordes.
Por outro lado, os atrasos, congestionamentos nos portos e surtos de Covid por muitas regiões, fechando fábricas ou impedindo deslocações, tornam difícil o acesso às “caixas” vazias, por todo o mundo.
Embora as linhas principais tentem, desesperadamente, devolver vazios para a Ásia, o que significa que a disponibilidade tradicional de vasilhames nos portos da rede europeia está a rarear, isso criou incerteza e é uma preocupação real para todos os operadores logísticos.
As chegadas tardias de navios, ao mesmo tempo que um número sem precedentes de contentores de importação está sendo manuseado em escalas únicas de navios, estão a provocar que os contentores de exportação se acumulem aos milhares nos terminais portuários. Quase todos os terminais atingiram os seus limites de capacidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário