“As novas tecnologias para uma transporte marítimo mais ecológico”, foi o tema marítimo mundial escolhido para 2022, refletindo a necessidade de apoiar uma transição verde do setor marítimo para um futuro sustentável, sem deixar ninguém para trás.
Liderado pela empresa de navegação global Wilhelmsen, o projeto HySHIP planeja construir um protótipo de navio de emissão zero operando com hidrogénio verde líquido, que pretende promover como uma opção viável de combustível marítimo na Europa.
Em 1806, o inventor francês François Isaac de Rivaz projetou o que é amplamente reconhecido como o primeiro motor de combustão interna (ICE) do mundo, que funcionava com uma mistura de hidrogénio e oxigénio.
Mais de 200 anos depois, um número crescente de ativistas climáticos, legisladores e especialistas do setor concordam que a neutralidade climática requer hidrogénio verde ou renovável. Pode ser produzido, simplesmente, através de eletrólise da água ou como um subproduto de combustível fóssil ou produção de energia renovável sem emitir CO2. Também permite três vezes mais energia do que a gasolina, o diesel ou o combustível de aviação.
Um estudo recente do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT) descobriu que 99% das viagens transpacíficas feitas em 2015 poderiam ter sido movidas a hidrogénio e células de combustível. Mais da metade delas exigiria, apenas, pequenas alterações na capacidade de combustível ou apenas um porto de escala adicional para reabastecimento.
“O setor marítimo é um grande contribuinte para as emissões globais de gases de efeito estufa e, portanto, um setor prioritário para descarbonizar”, disse Bart Biebuyck, diretor executivo da FCH2 JU, parte da iniciativa de inovação Horizon 2020 da UE. “O hidrogénio e as células de combustível têm o potencial de impulsionar os navios com emissão zero e vários tipos de navios estão a começar a integrá-los.”
Na Europa, o hidrogénio faz parte da estratégia de longo prazo da UE para se tornar neutra em carbono até 2050. Navios totalmente elétricos e híbridos elétricos já operam em vários países, incluindo a Noruega, e agora este novo projeto visa construir um protótipo de embarcação de emissão zero funcionando com hidrogénio verde líquido (LH2).
Financiado por € 8 milhões do Horizon 2020, o consórcio HySHIP (constituído por um grupo de 14 empresas) é liderado pela operadora de navegação norueguesa Wilhelmsen e inclui a Equinor e a Strathclyde University no Reino Unido. Juntos esperam fazer do LH2 uma opção de combustível atraente para a propulsão de navios em toda a Europa.
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