As transportadoras de contentores estão a projetar cancelar viagens em vários serviços importantes que ligam com o Norte da Europa, em grande parte por resultado do congestionamento, enquanto os portos e terminais da região estão a tomar medidas de emergência para aliviar os constrangimentos nas cadeias de abastecimento.
A recente situação sem precedentes de graves congestionamentos portuários resultou na acumulação de atrasos nos serviços nas linhas que servem o Norte da Europa. Esta situação é resultado de uma combinação de aumento rápido da procura e de medidas para combater a pandemia nos portos e cadeias de abastecimento em geral.
O banco de dados do BlueWater Reporting mostra que os portos de Hamburgo e Felixstowe são escalados por 36 e 14 serviços de contentores, respetivamente, que navegam de e para o Norte da Europa, além de serviços de contentores que fazem escalas estritamente em portos do norte da Europa. O maior porto marítimo da Europa do Norte, o Porto de Roterdão, é escalado por 49 linhas de contentores que navegam de, e para, o Norte da Europa, em comparação com o Porto de Antuérpia com 54 e o Porto de Bremerhaven com 19. Os maiores navios que fazem escala em cada um desses portos ultrapassam os 23.000 TEUs, o que significa que precisam ser extremamente cautelosos ao tomar medidas para mitigar o congestionamento, sendo que, navios maiores descarregam mais carga de uma só vez, podendo causar gargalos no porto e no seu hinterland.
A rede de curta distância europeia, crítica para os importadores, está sob pressão crescente, à medida que a deterioração do desempenho pontual dos navios de linha principal, nos centros (hub) principais aumenta os atrasos e interrupções na cadeia de abastecimento a jusante.
O transporte de contentores da Ásia-Norte da Europa opera numa base hub a hub, onde sequências de mega-navios têm uma alta troca de contentores, embora a movimentação eficiente de “caixas” dependa muito dos serviços de transporte marítimo de curta distância.
A interrupção e o congestionamento dos serviços de longa distância resultam em atrasos e menos confiabilidade no segmento de curta distância, com os navios menores a esperar mais por navios de longa distância atrasados com a carga a ficar mais tempo nos terminais. Em 2020, cerca de 39% da movimentação de contentores por Antuérpia, 4,67 milhões de TEU, respeitava ao tráfego marítimo de curta distância.
Os 20 principais portos da Europa movimentaram mais de 40 por cento do total de mercadorias de curta distância embarcadas em 2019, de acordo com as últimas estatísticas disponíveis da Comissão Europeia. O transporte marítimo de curta distância refere-se a todos os serviços de cabotagem, incluindo serviços alimentadores de e para portos centrais e carga transportada em vias navegáveis interiores.
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