3 de julho de 2021

Disparam o mercado de 2ª mão de navios e as taxas de frete de contentores

As taxas de frete de contentores continuam a subir para níveis recordes devido à interrupção contínua das cadeias de abastecimentos globais.

O Drewry World Container Index (WCI) aumentou 4,2% na última semana para uma média de US $ 8.399,09 por mês. Enquanto isso, o Shanghai Containerized Freight Index (SCFI) subiu 119,14 pontos na última semana para 3905,14.

O nível do Drewry WCI foi 346% maior do que na mesma semana em 2020, e a média do WCI este ano está em $ 5.643 por feu, cerca de $ 3.628 a mais do que a média de cinco anos de $ 2.015 por feu.

A recente interrupção no porto de Yantian, no sul da China, devido a um surto da Covid, ajudou a impulsionar as taxas de frete de contentores, já de si extremamente elevadas, para novos níveis recorde. Embora as operações no Terminal Internacional de Contentores de Yantian (YICT) tenham agora retornado ao normal, o impacto na cadeia de abastecimentos de transporte de contentores será sentido por semanas, senão meses.

De acordo com a Drewry, a taxa de frete entre Xangai e Rotterdam aumentou US $ 228 na última semana para chegar aos US $ 12.203 durante o mês. O nível de $ 12.203 por FEU é 567% superior, comparando com o ano anterior. O tráfego do transpacífico Los Angeles-Shanghai subiu 23% ou US $ 243 para chegar a US $ 1.284 por FEU.

Enquanto isso, o mercado de compra e venda de porta-contentores, não pode estar mais “fervilhante”.

Os negócios de segunda mão para navios porta-contentores aumentaram mais que duplicaram no primeiro semestre do ano, segundo dados da BIMCO.

Com as taxas de fretamento e de frete em patamares recordes, os operadores lutam por tonelagem. Os preços charter são cada vez mais onerosos. As taxas de fretamento estão atualmente 27% acima do pico de 2005, com períodos de três anos, agora a norma para navios de até 2.500 TEU e, até mesmo, termos de cinco anos estão a ser acordados para navios menores, nos últimos dias.

A impressionante duplicação das vendas concluída nos primeiros seis meses também destaca a capacidade do transporte de jogar com os ativos.

Durante o primeiro semestre de 2021, mudou de mãos um total de 277 navios porta-contentores.

De longe, o navio mais comercializado até agora neste ano foram os navios feeder, dos quais 167 foram vendidos, um aumento de 165,1% em relação ao primeiro semestre de 2020.

A Mediterranean Shipping Company (MSC), que tem sido o comprador mais agressivo, comprou o número, sem precedentes, de 70 navios, desde agosto passado, incluindo o recente e estonteante negócio pelo 4.839 TEU “México” de 19 anos, pelo qual a linha suíça pagou uns impressionantes US $ 50,5 m, com um prazo de entrega para abril de 2022.

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