Recolher conchas na praia faz parte do nosso imaginário de férias de verão, tanto quanto o churrasco, o passear ao luar e a bebida refrescante ao fim da tarde. Raramente, porém, paramos para pensar sobre como elas se formaram ou sobre a saúde e o bem-estar dos moluscos que as construíram e nelas viveram.
Num novo livro a jornalista ambiental Cynthia Barnett diz que as conchas têm muito que nos contar, revelando o nosso passado planetário e alertando-nos sobre os perigos que estão a chegar.
Barnett disse que decidiu se concentrar nas conchas do mar, objetos delicados construídos por moluscos de corpo mole a partir de partículas na água do mar, pelo que dizem sobre o próprio oceano.
“Adoramos as conchas pelo seu belo exterior, e não pelo que está dentro. Da mesma forma, amamos os oceanos como um belo cenário e não como a própria fonte da vida”, disse Barnett. “Comecei a ver as conchas como embaixadoras fantásticas que ajudam as pessoas a entender as alterações químicas em marcha nos oceanos.”
A alteração climática está a ameaçar as conchas e as criaturas que as formam. A acidificação dos oceanos causada por uma concentração maior de dióxido de carbono aumentou 30% desde a Revolução Industrial, de acordo com a Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica (NOAA). Esse facto pode diminuir a quantidade de moléculas de carbonato de cálcio, os blocos de construção das conchas, na água do mar. Além disso, a maior acidez também pode dissolver as conchas que os moluscos já construíram. E o aquecimento das águas oceânicas está a ameaçar os moluscos, por as temperaturas excederem o que sua biologia pode suportar.
A alguns anos atrás, o Bailey-Matthews National Shell Museum, na Flórida, questionou os seus visitantes na tentativa de perceber o quanto eles sabiam sobre conchas. Noventa por cento deles, revelou a pesquisa, não sabiam que as conchas eram feitas por animais vivos!
Cynthia Barnett publicou, no início deste mês, o seu novo livro, “The Sound of the Sea: Seashells and the Fate of the Oceans”, é a história sobre as conchas e as criaturas que as formam.
Leia, abaixo, a entrevista que concedeu a Benji Jones, um repórter ambiental da Vox.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário