A Rússia iniciou os testes em águas abertas ao "Belgorod", o seu novo submarino gigante para fins especiais, com propulsão nuclear.
Oficialmente conhecido como Projeto-09852, acredita-se que o submarino de 184 metros (604 pés) seja o maior submarino desenvolvido em todo o mundo nos últimos 30 anos. Ele desloca mais água do que um qualquer navio de guerra da Primeira Guerra Mundial e pode mergulhar a uma profundidade de até 518 metros.
Uma vez aprovado para utilização, o navio será capaz de lançar o veículo subaquático não tripulado (UUV) com armamento nuclear Poseidon. Este UUV tem, supostamente, um alcance de 5.400 milhas náuticas (10.000 km) e uma profundidade de submersão de 1.000 metros. O “Poseidon” será capaz de atingir a velocidade subaquática impressionante de 108 nós (200 km / h) e atingir uma variedade de alvos, incluindo grupos de porta-aviões e fortificações costeiras. Os robôs entrarão em serviço com a frota russa até 2027.
O submarino também atuará como um “porta-aviões” para submarinos menores e tocar no fundo com braços robóticos que podem danificar ou até mesmo cortar cabos vitais no fundo do mar.
Não são conhecidas, até agora, as especificações totais do Belgorod. No entanto, o submarino está a passar por testes de fábrica e deve ser entregue ao governo russo no final de 2021. Os testes da Marinha começarão assim que os testes do fabricante estiverem concluídos.
Sem comentários:
Enviar um comentário