2 de julho de 2021

Primeiro furacão no Atlântico de 2021 ameaça o Caribe

Elsa, o primeiro furacão da temporada de tempestades do Atlântico de 2021, está a atingir o Caribe enquanto o clima extremo continua a atingir o hemisfério norte.

O furacão Elsa está a cerca de 5 milhas (10 quilómetros) ao norte de São Vicente, em direção ao Haiti e Cuba, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em comunicado na sexta-feira. A tempestade tem ventos máximos sustentados de 75 milhas por hora e move-se a 29 mph. Elsa deverá atingir a Florida na terça-feira, mas pode enfraquecer e mudar de rumo à medida que se mover sobre Cuba.

“Há risco de tempestade, vento e impactos de chuva em Florida Keys e em partes da Península da Florida no início da semana que vem”, disse Jack Beven, especialista sénior em furacões do National Hurricane Center, em comunicado. “No entanto, a incerteza da previsão permanece maior do que o normal devido à potencial interação do Elsa com as Grandes Antilhas neste fim de semana.”

Elsa é a quinta tempestade com designação (nome) no Atlântico este ano, um sinal de que a temporada de furacões será incomumente movimentada – o ano passado bateu o record com 31. Ele vem depois de uma onda de calor recorde que continua a assolar o Canadá e o noroeste dos EUA e quando temperaturas extremas sufocam a China, o Leste Europeu e outros lugares do mundo.

O Elsa formou-se entre o Caribe e África, um fator significativo porque as tempestades originadas lá antes de agosto geralmente significam que a temporada de furacões, como um todo, pode ser bastante ativa, de acordo com Ryan Truchelut, meteorologista-chefe da WeatherTiger LLC, em Tallahassee, Florida.

“Esta não é uma ameaça normal em termos de tempo e localização”, disse Truchelut. “Há realmente apenas um punhado de precedentes históricos para uma ameaça vinda do Atlântico tropical ou do leste do Caribe no início de julho.”

Foram emitidos avisos de furacão para Barbados que, entretanto, relatou uma rajada de vento de 86 mph, bem como São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia. O estado de vigilância de furacão está em vigor no sul do Haiti.

Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário