Deflagrou um incêndio junto do complexo da plataforma offshore Ku Maloob Zaap da Pemex, depois de uma válvula de oleoduto submarino se ter partido, permitindo a fuga na costa do Golfo do país da América Central.
Um vídeo postado nas redes sociais mostra três navios tentando sufocar um incêndio que emerge, violentamente, do mar, bem próximo a uma plataforma offshore. Um representante da Pemex não respondeu a um pedido de comentário ou confirmou a filmagem.
O incêndio foi controlado, não havendo ferimentos a relatar, de acordo com uma pessoa com conhecimento da situação, que pediu para não ser identificada porque não tinha permissão para comentar publicamente.
Ku Maloob Zaap é um dos conjuntos de campos de petróleo mais produtivos da Pemex, respondendo por mais de 700.000 barris de óleo equivalente por dia, ou cerca de 40% da produção total da empresa, de acordo com dados do Ministério da Energia.
A produção tem vindo a diminuir em Ku Maloob Zaap conforme os campos vão definhando e a Pemex carece de recursos para investir em novas tecnologias de extração. A Pemex tem assistido à queda de produção anual desde há uma década e meia e tem a maior dívida de entre todas as grandes empresas petrolíferas, quase US $ 114 mil milhões.
Uma atualização da informou que o incêndio foi extinto por volta das 10:45 da manhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário