1 de setembro de 2021

Primeiro e histórico embarque de 1.400 contentores em graneleiro

Com a escassez de navios porta-contentores a atingir níveis críticos, alguns operadores começaram a usar graneleiros ou outros tipos de navios para transportar os contentores.

A Alphaliner relatou esta semana que o proprietário de graneleiros grego Starbulk transportou cerca de 1.400 TEU num dos seus graneleiros Capesize de 175.000 dwt. A carga incluiu 200 contentores carregados e 1.200 vazios, para reposicionamento, da Europa para a China.

Especialistas em transporte de contentores contatados pela Container News disseram que, como os graneleiros não são construídos para transportar contentores, estão envolvidos custos extras no arranjo de amarrações para proteger os contentores nos porões de carga.

A Alphaliner observou que, recentemente, nos últimos meses, vários e importantes carregadores recorreram a navios polivalentes e navios de carga de convés aberto (sem tampas de porão) para enviar as suas “caixas” para o exterior.

Em julho, o COSCO Shipping Honor, um navio cargueiro de convés aberto operado pelo grupo COSCO e braço de carga fracionada, COSCO Shipping Specialized Carriers, foi mobilizado para transportar contentores da China para o Brasil. Os trabalhadores do porto de Ningbo colocaram amarrações para garantir que os contentores permanecessem peados no navio.

As seguradoras marítimas, no entanto, alertaram que tais ações podem prejudicar os procedimentos dos sinistros, caso haja acidentes, mesmo observando o crescente interesse dos operadores de granéis em transportar contentores.

O diretor de subscrição do P&I Club do West of England, Simon Parrott, escreveu aos membros informando que o clube havia visto incidentes de navios graneleiros a serem fretados para transportar contentores e alertou que o transporte de contentores em graneleiros pode levar a uma série de problemas que precisam ser resolvidos para que o embarque seja entregue com sucesso.

Parrott observou que a movimentação de contentores em graneleiros pode ser considerada uma alteração de uso. Para evitar que o risco de cobertura seja prejudicado, os membros são aconselhados a entrar em contato com o departamento de subscrição.

Além disso, o P&I Club North of England disse, em comunicado datado de 17 de agosto, que embora não se oponha ao transporte de contentores em navios graneleiros, essas viagens obrigam a um planeamento muito cuidadoso, colaboração e escrutínio contratual.

O North of England disse: "Os proprietários devem primeiro entrar em contato com os subscritores e a sociedade de classificação do navio ('Classe') e o Estado de bandeira para procurar orientação e aconselhamento sobre quais modificações, se houver, seriam necessárias para cumprir os requisitos suplementares.

“É incomum para um graneleiro ser equipado com acessórios, equipamentos e amarrações adequadas para cumprir esta obrigação sem alteração e reforço dos arranjos de fixação da carga. Pode ser necessário equipamento adicional, bem como a necessidade de realizar avaliações adicionais de força e estabilidade. As capacidades da tripulação também devem, ainda, ser avaliadas.”

Além disso, a documentação do navio pode precisar de atualização para refletir essas alterações, de acordo com a seguradora britânica.

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