O
número de navios mercantes com sistemas de limpeza de gases de escape instalados
ou encomendados está próximo dos 1.000 navios em todo o mundo, de acordo com
uma pesquisa da Associação de Sistemas de Limpeza de Gases de Escape.
Em
31 de maio de 2018, o número de navios com “scrubbers”
instalados, ou com instalação encomendada, totalizava os 983.
A
pesquisa observou que a adopção destes sistemas parece estar a acelerar
rapidamente, antes da entrada em vigor das regras de combustível de baixo teor
de enxofre da IMO em 2020, apesar dos proprietários de navios também terem a
opção de queimar combustível alternativo, como o gás natural liquefeito, para
poderem estar em conformidade.
Uma
série de relatórios recentes indica que os principais operadores de navios,
incluindo a Spliethoff, Frontline, DHT e Star Bulk, agora optaram por
depuradores. Uma das "grandes" empresas de contêineres também
confirmou que usará depuradores como parte de seu plano de conformidade com
2020 (ler em https://maremarinheiros.blogspot.com/search?q=depuradores+MSC).
Falando
de novas construções, a pesquisa constatou que apenas 37% dos purificadores em
uso ou planejados foram instalados em navios novos durante a construção, em contraste
com os 63% através de reequipamento.
Em
termos de instalação, a pesquisa mostrou que quase 60% de todos os processos de
reequipamento e novas construções ocorreram em estaleiros asiáticos.
Por fim, a EGCSA disse acreditar que, apesar da crescente procura por
depuradores, a capacidade de estaleiro não será um problema atendendo à actual procura.
No entanto, restrições como a disponibilidade de especialistas e equipas de
instalação experientes podem dificultar o agendamento de instalações aos
proprietários e operadores.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário