Uma nova área de controlo de
emissões de enxofre poderá estar a ser preparada. A IMO vai debruçar-se sobre os
benefícios para, entre outros aspectos, a saúde pública, preparando-se para
introduzir uma quinta área, na qual os navios serão proibidos de navegar com
combustível de teor de enxofre superior a 0,1%.
Actualmente, existem quatro áreas de controlo de emissões de enxofre
(SECA). A Organização Marítima Internacional apresentou uma versão revista dos
benefícios de tornar o Mediterrâneo uma SECA, bem como quais as consequências
que teria para os armadores navegarem com combustível de baixo teor de enxofre (até
0,1%) numa 5ª área de controlo de emissões. A revisão será conduzida pelo
Centro Regional da OMI de Resposta a Emergências de Poluição Marinha para o Mar
Mediterrâneo (REMPEC), e estará concluída na primavera de 2019. O financiamento
da revisão virá do OMI e do governo italiano, entre outras partes interessadas.
As quatro SECA’s existentes foram introduzidas a 1 de Janeiro de 2015 e situam-se
no Mar Báltico, Mar do Norte, partes da América do Norte, áreas da costa dos
EUA e Canadá, além do Mar do Caribe (Porto Rico e Ilhas Virgens americanas). A
directriz global sobre o enxofre entrará em vigor a 1 de Janeiro de 2020, data a
partir da qual todos os navios em todo o mundo terão que navegar com
combustível com um teor de enxofre inferior a 0,5%, a menos que tenham depuradores
instalados. O limite actual de enxofre no combustível é de 3,5%.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário