31 de julho de 2018

O 4.000º Neopanamax transitou pelo Canal do Panamá (vídeo)

O Canal do Panamá registou o trânsito de seu 4.000º navio Neopanamax através do Canal Expandido. O navio-tanque de GNL "Maria Energy" completou o trânsito a 29 de Julho, passando no sentido Sul, do Atlântico para o Oceano Pacífico, demonstrando, ainda, o crescimento constante do segmento de GNL na utilização desta importante via.
O “Maria Energy” foi seguido de outro petroleiro de GNL, o “Maran Gas Alexandria”, que igualmente utilizou as comportas Neopanamax na travessia no mesmo sentido no domingo. Ambos os navios carregaram na instalação de exportação Sabine Pass LNG, da Cheniere Energy, na Louisiana, EUA.
Hoje, a hidrovia transita regularmente duas embarcações de GNL no mesmo dia, tendo demonstrado capacidade para fazer transitar até três navios no mesmo dia no mesmo sentido durante períodos muito exigentes de procura invulgarmente alta.
Em Junho, o Canal do Panamá anunciou a suspensão das restrições à operação em apenas com luz natural para os transportes de GNL a partir do próximo dia 1 de Outubro de 2018, para oferecer maior capacidade de operação aos exportadores.
Dos 4.000 navios que transitaram até hoje, cerca de 52% foram do segmento de contentores. Os navios de GLP constituem outros 27%, e os tanques de GNL, um segmento relativamente novo no Canal do Panamá, foram responsáveis ​​por 10% do tráfego. Graneleiros secos e líquidos, porta-automóveis e navios de cruzeiro compõem os trânsitos restantes.
Os navios cujo trânsito assinalou marcos importantes, ​​até hoje, incluem o ”MSC Anzu”, que se tornou o milésimo trânsito, em 19 de Março de 2017, o “COSCO Yantian” que registou o 2.000º trânsito, em 26 de Setembro de 2017, e o “MSC Caterina” que foi o 3.000º navio a transitar pelo canal ampliado, em 2 de Março de 2018.
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