A
movimentação total do porto de Roterdão caiu 2,2% no primeiro semestre de 2018
em comparação com o mesmo período do ano passado, apesar do aumento de 6,2% no
volume de contentores.
O
porto movimentou 232,8 milhões de toneladas de carga no primeiro e segundo
trimestres de 2018 e viu a sua participação de mercado portuário da área entre
Hamburgo e Le Havre aumentar de 30,9% no primeiro trimestre de 2017 para 31,2%
no primeiro trimestre de 2018.
No
entanto, o aumento no volume de contentores não compensou o declínio na movimentação
de granéis sólidos e secos, especialmente carvão e petróleo bruto.
Em
comunicado, o Porto de Roterdão alega estar financeiramente estável, mas que a
guerra tarifária EUA-China e o Brexit
se tornaram ameaças potenciais.
O
Fundo Monetário Internacional (FMI), por sua vez, alertou que as tensões
comerciais significam que a economia global pode não atingir a sua previsão de
crescimento projectada para 2020.
Na
sua Actualização do Panorama Económico Mundial, o FMI prevê que a economia
global não atingirá o seu objectivo por 0,5% se as actuais tensões comerciais se
mantiverem.
A
possibilidade delas se expandirem mais é a maior ameaça a curto prazo para o
crescimento global, com graves consequências para os preços e para os investimentos
em activos.
Entretanto,
muitas economias avançadas estão a desacelerar, em particular a zona Euro e o
Reino Unido, sendo a crescente incerteza política, a migração e o Brexit os
maiores factores de preocupação.
A economia global se beneficia do livre comércio e de medidas que promovam
o livre comércio. As tarifas de importação e cotas de comércio interferem no
comércio global e, portanto, são más para a economia global.Fonte
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