30 de julho de 2018

Rendimento de Roterdão cai à medida que crescem as tensões comerciais

A movimentação total do porto de Roterdão caiu 2,2% no primeiro semestre de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado, apesar do aumento de 6,2% no volume de contentores.
O porto movimentou 232,8 milhões de toneladas de carga no primeiro e segundo trimestres de 2018 e viu a sua participação de mercado portuário da área entre Hamburgo e Le Havre aumentar de 30,9% no primeiro trimestre de 2017 para 31,2% no primeiro trimestre de 2018.
No entanto, o aumento no volume de contentores não compensou o declínio na movimentação de granéis sólidos e secos, especialmente carvão e petróleo bruto.
Em comunicado, o Porto de Roterdão alega estar financeiramente estável, mas que a guerra tarifária EUA-China e o Brexit se tornaram ameaças potenciais.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), por sua vez, alertou que as tensões comerciais significam que a economia global pode não atingir a sua previsão de crescimento projectada para 2020.
Na sua Actualização do Panorama Económico Mundial, o FMI prevê que a economia global não atingirá o seu objectivo por 0,5% se as actuais tensões comerciais se mantiverem.
A possibilidade delas se expandirem mais é a maior ameaça a curto prazo para o crescimento global, com graves consequências para os preços e para os investimentos em activos.
Entretanto, muitas economias avançadas estão a desacelerar, em particular a zona Euro e o Reino Unido, sendo a crescente incerteza política, a migração e o Brexit os maiores factores de preocupação.
A economia global se beneficia do livre comércio e de medidas que promovam o livre comércio. As tarifas de importação e cotas de comércio interferem no comércio global e, portanto, são más para a economia global.
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