10 de julho de 2018

Rumores de fusão do século no transporte de contentores

A CMA CGM terá abordado a Hapag-Lloyd sobre a possibilidade de fusão, num acordo que criaria a maior transportadora de contentores do mundo, segundo a Reuters.
Três fontes confirmaram à Reuters que a CMA CGM, que se recusou a comentar as declarações, iniciou negociações com a rival alemã Hapag-Lloyd, que já veio a descartar os rumores.
Uma fonte disse à Reuters: "A ideia que foi proposta seria de uma fusão sem recurso a dinheiro". Outra terá dito: "O grupo de accionistas-chave que detém a maioria da Hapag não pretende um acordo imediato".
A Hapag-Lloyd nega que tenha havido qualquer discussão sobre uma fusão, dizendo que os rumores "não têm consistência".
No entanto, se a terceira e quinta transportadoras marítimas de contentores se fundirem, o tamanho da empresa resultante superaria, de longe, a Maersk como a maior do mundo.
A Hapag sofreu enormes perdas no final de Junho e início de Julho, depois de ter reduzido a sua previsão de lucro para o ano inteiro, culpando as crescentes taxas de frete e os preços dos combustíveis.
Uma guerra comercial entre os EUA e a China é uma potencial ameaça à indústria, assim como o excesso de oferta contínua de tonelagem de transporte.
Muitas empresas de transporte de contentores foram alvo de consolidação com recurso a fusões, aquisições e alianças em 2017 para evitar enfrentar o mesmo destino da Hanjin Shipping, da Coreia do Sul, que acabou por falir.
Essa tendência do sector incluiu a Hapag-Lloyd, que concluiu a aquisição da United Arab Shipping Company (UASC) (UASC) em Março de 2017.
O seu presidente-executivo, Rolf Habben Jansen, disse em maio que não esperava grandes fusões durante o ano de 2018.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário