17 de julho de 2018

Caos no Canal do Suez

O canal de Suez, a via navegável essencial do corredor leste-oeste, viveu um autêntico caos nos últimos dois dias, após vários encalhes e colisões, que acabaram por paralisar o tráfego no canal.
Já, alguns dias antes deste incidente, a 13 de Julho, o petroleiro da Okeanis “Kimolos” sofrera danos no casco depois de roçar no fundo quando atravessava o Canal de Suez sob pilotagem. A Okeanis Eco Tankers informou que não resultaram feridos ou poluição do incidente. O 'Kimolos' acabou por prosseguir o seu trânsito, fundeando mais tarde, onde foram realizadas inspecções.
Em relação a estes últimos acontecimentos, ainda não está claro, nem se conhecem todos os detalhes, sobre tudo o que aconteceu, e como sucedeu – provavelmente, virão a surgir mais tarde. No entanto, foi um acidente grave, que envolveu 5 navios e bloqueou o Canal por completo. De qualquer forma, parece que não foram só os navios os culpados pelo caos, mas também a gestão do próprio Canal. Não é admissível que um navio avariado no Canal possa levar a múltiplas colisões e ao caos geral.
A confusão na parte sul do Canal, perto de Suez, foi desencadeada pelo navio porta-contentores “Aeneas”, que quando integrava um comboio no sentido sul, a 15 de Julho, sofreu falha de motor e parou, causando a colisão de três navios graneleiros que seguiam atrás e não conseguiram parar ou manobrar: “Panamax Alexander”, “Sakizaya Kalon” e “Osios David”. Estes três navios sofreram, supostamente, avarias e foram fundeados lateralmente no Canal, com a ajuda de rebocadores.
Posteriormente, o porta-contentores Post-Panamax “Nyk Orpheus” veio a colidir com o “Panamax Alexander”, sendo reportadas avarias em ambos os navios.
Por via dos sucessivos incidentes, na madrugada de hoje, 17 de Julho, os navios “Nyk Orpheus”, “Panamax Alexander”, “Osios David” e “Sakizaya Kalon” ainda se encontravam no Canal (ancorados em Great Bitter Lakes), enquanto o “Aeneas” já navegava no Mar Vermelho, prosseguindo a sua viagem. Segundo informações, o “Nyk Orpheus” parece poder retomar, ainda hoje, a sua viagem para Rotterdam.
O tráfego no Canal foi, entretanto, retomado.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário