Este ano de 2018 tem sido
terrível para os petroleiros, uma vez que as taxas de frete e a taxa de
utilização da frota caíram para um nível recorde, informou a BIMCO. Após três
anos com lucros, ou seja, depois de um 2015 forte, um bom 2016 e um 2017 decente,
as perdas voltaram à indústria.
Os resultados financeiros do
mercado de petroleiros de petróleo bruto nunca foram tão maus. As remunerações
para os VLCCs no primeiro semestre de 2018 ficaram-se pelos US $ 6.001 por dia,
com um petroleiro Suezmax a receber US $ 10.908 por dia e um Aframax a render
US $ 9.614 por dia.
Por outro lado, para mostrar
o quanto o mercado está de rastos, devemos dar relevo ao facto de a frota total
de petroleiros não ter aumentado em 2018. De facto, as frotas VLCC e Aframax
não têm crescido nos últimos 12 meses, já que o mercado de frete tem vindo a
ser afectado por uma procura muito fraca.
Para tornar mais rápido o retorno à lucratividade do sector, será fundamental
o incremento da demolição do excesso de capacidade de transporte neste mercado.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário