A CMA CGM tornou-se a mais recente
linha de transporte de contentores de alto perfil a abandonar o mercado iraniano
após a decisão do governo Trump de renovar as sanções contra empresas que
operam no país.
O CEO da CMA CGM Rodolphe
Saade, citado pela Reuters, durante uma conferência económica ocorrida no fim-de-semana,
disse que a terceira maior linha de contentores do mundo se retiraria do
mercado do Irão: "Devido à administração Trump, decidimos encerrar os nossos
serviços para o Irão”.
A CMA CGM foi uma das
primeiras a recomeçar os serviços para o país do Médio Oriente em 2016, depois da
suspensão das sanções.
Embora houvesse alguma ambiguidade
sobre o alcance das sanções, algumas das outras grandes empresas de navegação,
como a Maersk e a sua parceira de aliança 2M, a MSC, já haviam anunciado a
interrupção dos seus serviços após a decisão dos Estados Unidos de se retirar
do acordo nuclear de 2015 com o Irão, mesmo.antes da reimposição das sanções.
Saade observou que nem todas
as principais linhas estavam tão preocupadas com a possibilidade de entrar em
conflito com as regras dos EUA mas, por que a CMA CGM tem uma grande presença
nos EUA, irão cumprir.
De acordo com informações veiculadas no seu sítio na Internet, a quarta
maior linha do mundo, a COSCO Shipping, continua a operar pelo menos dois
serviços directos da Ásia para Bandar Abbas, o principal porto no Irão.Fonte
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