Um ano depois de encalhar num
recife do Oceano Pacífico, os destroços do porta-contentor ainda lá permanecem,
partido e de difícil remoção. Um dos projectos de salvamento mais demorados
desta década, a remoção da Kea Trader tornou-se uma tarefa árdua e desafiadora,
mas o proprietário Lomar Shipping disse agora haver progressos.
Este navio de 25.293 dwt,
registado em Malta, encalhou em 12 de julho de 2017 no Recife Durand na Nova Caledónia,
carregado com 782 e contentores e flat-racks. Este navio tinha sido entregue pelo
estaleiro construtor apenas em Janeiro de 2017 e navega de Papeete, na Polinésia
Francesa, para Nouméa, na Nova Caledónia.
O trabalho de salvamento foi
iniciado pela Ardent e depois transferido para a Shanghai Salvage Company (SSC)
em Março para a remoção de destroços. Mas o Kea Trader permanece no recife em
dois pedaços depois de se partir sob condições de temporal em Novembro de 2017.
Um porta-voz da Lomar disse que os esforços para remover o Kea Trader têm
sido dificultados pelas condições terríveis colocadas pela localização.Fonte
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