12 de julho de 2018

Empresa de salvação de Xangai começa a remover o Kea Trader

Um ano depois de encalhar num recife do Oceano Pacífico, os destroços do porta-contentor ainda lá permanecem, partido e de difícil remoção. Um dos projectos de salvamento mais demorados desta década, a remoção da Kea Trader tornou-se uma tarefa árdua e desafiadora, mas o proprietário Lomar Shipping disse agora haver progressos.
Este navio de 25.293 dwt, registado em Malta, encalhou em 12 de julho de 2017 no Recife Durand na Nova Caledónia, carregado com 782 e contentores e flat-racks. Este navio tinha sido entregue pelo estaleiro construtor apenas em Janeiro de 2017 e navega de Papeete, na Polinésia Francesa, para Nouméa, na Nova Caledónia.
O trabalho de salvamento foi iniciado pela Ardent e depois transferido para a Shanghai Salvage Company (SSC) em Março para a remoção de destroços. Mas o Kea Trader permanece no recife em dois pedaços depois de se partir sob condições de temporal em Novembro de 2017.
Um porta-voz da Lomar disse que os esforços para remover o Kea Trader têm sido dificultados pelas condições terríveis colocadas pela localização.
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