A DP World, de Dubai,
ameaçou na quinta-feira tomar medidas legais contra a China e o Djibuti pela
construção de uma zona de livre comércio internacional num terminal alvo de disputa
com a estratégica nação do Corno de África.
A advertência veio uma
semana depois de o Djibouti ter lançado a primeira fase da maior zona de livre
comércio de África, desenvolvida pela China, meses após o término de um
contrato de concessão com a operadora global de portos do Dubai, a DP World.
A China, que tem a única
base militar estrangeira perto do terminal do Mar Vermelho, está a desenvolve e
financiar esta zona de livre comércio, uma vez que considera o Djibouti uma
parte importante de sua iniciativa de investimento global no programa “Belt and
Road” de 1 bilião de dólares americanos.
"A DP World reserva-se ao
direito de tomar todas as acções legais disponíveis, incluindo reclamações por
danos contra quaisquer terceiros que interfiram ou de outra forma violem os
seus direitos contratuais."
A pequena nação do Djibouti
tem parte da costa virada para o estreito de Bab al-Mandab, na embocadura do
Mar Vermelho, a principal rota marítima que atravessa o Canal de Suez para a
Europa a partir do Golfo e da Ásia.
Em Fevereiro, o Djibouti
revogou o contrato de concessão de 50 anos do terminal de contentores Doraleh com
a DP World, alegando violação flagrante da soberania do Estado e dos interesses
nacionais.
A empresa do Dubai já procurou
arbitragem na disputa perante do Tribunal Arbitral Internacional de Londres, reiterando
na quinta-feira que o seu contrato de concessão sobre o terminal “continua em
vigor” e alertou que “a apreensão ilegal da instalação não dá o direito a
terceiros de violar os termos do contrato de concessão”.
A DP World, que opera 78
portos em mais de 40 países, aumentou o seu interesse no Corno de África e nas
proximidades com contratos para administrar portos no Iémen e na Somalilândia.
O Djibuti anunciara em 2017 três novos portos e uma ferrovia que ligará
a Etiópia à zona rural, numa tentativa de se tornar um centro global de
comércio e logística.Fonte
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